Cruzeiro

De regular no futebol paraguaio à decepção no Vasco: conheça Raúl Cáceres, novo reforço do Cruzeiro

Raúl Cáceres terá a sua segunda passagem pelo futebol brasileiro (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

POR CAIO ALMEIDA E POLLYANA SALES

O Cruzeiro anunciou na noite desta quarta-feira (24) a contratação do lateral-direito paraguaio Raúl Cáceres, de 28 anos, junto ao Cerro Porteño (PAR). De acordo com o que já foi apurado e noticiado pelo Esporte News Mundo, o jogador chega à equipe Celeste por empréstimo de dois anos. Em relação ao salário, o Cruzeiro vai arcar com 60% do valor, enquanto o time paraguaio ficará com os outros 40%.

Raúl Alejandro Cáceres Bogado tem a sua carreira fincada no futebol paraguaio. Chegou jovem ao Olimpia, mas pouco se firmou pelo clube alvinegro. Depois passou pelo Sportivo Carapeguá, Sol de América, até chegar no maior rival do clube em que começou a carreira: o Cerro Porteño. Por lá, atuou com bastante regularidade, totalizando 138 partidas, seis gols anotados entre 2016 e 2018, e conquistou um Campeonato Paraguaio. Cáceres também disputou o Sul-Americano Sub-20 pela Seleção Paraguaia em 2011.

Cáceres em ação pelo Cerro Porteño, do Paraguai (Foto: Divulgação/Cerro Porteño)

Com o destaque, Cáceres obteve a sua primeira oportunidade fora do país natal. Em 2019, chegou com bastante poupa no Vasco e candidato a ser o dono da lateral-direita do Cruzmaltino, que enfrentou problemas no setor no ano anterior. Logo no início do Campeonato Carioca, ganhou destaque, caiu nas graças da torcida e se consolidou como uma das peças cruciais do elenco, se transformando até no líder de assistências do time, mesmo sendo um lateral de características defensivas.

Porém, a lua de mel com a torcida não durou muito. No primeiro jogo da final do Estadual, uma falha de Cáceres originou o segundo gol do arquirival Flamengo, que acabou vencendo aquele jogo por 2 a 0, repetindo o placar no duelo decisivo e ficando com a taça. A partir daí, Cáceres perdeu não só o prestígio, como também o espaço. Principalmente, após a chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo, que optou pela manutenção de Yago Pikachu no setor. Cáceres acumulou mais seis jogos, sendo apenas dois completos, em um período de oito meses.

Raúl Cáceres atuou pelo Cruzmaltino em 29 oportunidades (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

No fim de 2020, o Vasco decidiu por não optar pela compra do jogador e ele retornou ao Cerro Porteño (PAR). No primeiro semestre deste ano, pelo clube paraguaio, o lateral disputou o Torneio Apertura e a Libertadores, onde o Cerro acabou sendo eliminado na 3ª fase da competição, somando oito partidas no total.

No Cruzeiro, Cáceres terá, novamente, uma chance de despontar o seu futebol fora do Paraguai. Sem uma grande disputa, pelo menos de forma inicial, no setor, a experiência e a regularidade conquistada ao longo da carreira estão ao seu favor para se firmar com a camisa celeste.

O clube tem movimentando pouco o mercado. O lateral-direito é o terceiro reforço para o time celeste durante o período da pandemia. O primeiro a ser anunciado foi o meia Régis. Nesta quarta-feira a volta do volante Henrique também foi anunciada. A chegada de Cáceres marca a primeira contratação do novo presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, que já prometeu outras novidades ao torcedor cruzeirense, mas dentro das condições financeiras do clube.

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Dança das cadeiras: relembre os laterais que chegaram e saíram do Cruzeiro em 2020 - Esporte News Mundo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo