Olimpíadas

De Weverton a Santos, os dois goleiros campeões olímpicos pelo Brasil defendiam o Athletico

Fotos: Lucas Figueiredo/CBF

Uma das principais coincidências entre as duas medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil, no Rio de Janeiro 2016 e agora em Tóquio 2020, é o fato dos goleiros titulares atuarem no período do título, na mesma equipe, no Athletico. Após ceder o goleiro Weverton para o título em 2016, foi a vez de Santos nesta Olimpíada defender a meta do Brasil. Nas duas ocasiões, os goleiros estiveram entre os três atletas acima dos 23 anos, permitidos para participar da competição.

                 

Ao vivo: confira tudo sobre as Olimpíadas no ENM
++ Dias e horários dos jogos e competições das Olimpíadas de Tóquio

Weverton foi medalhista de ouro, enquanto defendia as cores do Athletico, antes de defender o Palmeiras. O goleiro entre 2012 e 2017, atuou pelo Athletico em 303 partidas. O goleiro foi titular no acesso da Série B de 2012, no vice-campeonato da Copa do Brasil e 3º lugar no Brasileirão de 2013. Além de ter jogado duas Copas Libertadores pelo Furacão.

Já Santos, subiu da base para o time titular em 2011, mas foi reserva nos primeiros anos da carreira, inclusive de Weverton, se firmando titular apenas após a saída do companheiro de clube. Santos tem 221 jogos pelo Furacão e conquistou a Copa Sul-Americana de 2018 e Copa do Brasil de 2019. Entre 2011 e 2017, período que o goleiro foi reserva, foram 53 partidas, já nos três anos seguintes, o Santos atuou em 150 partidas.

Para  saber tudo sobre os Jogos Olímpicos, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Em 2016, Weverton foi titular, tendo boas participações e sofrendo apenas um gol, na final, no empate por 1 a 1 com a Alemanha. Já Santos sofreu mais gols, foram três na fase de grupos e um na final, mas passou zerado nas quartas de final e semifinal também. Entretanto, foram as decisões por pênalti que consagraram a competição para os goleiros. 

Weverton brilhou, ao pegar o quinto pênalti da Alemanha na final, sendo peça fundamental na conquista do ouro. Enquanto Santos apareceu um pouco mais cedo, na semifinal, no duelo contra o México o goleiro defendeu a primeira cobrança e passou tranquilidade para a equipe, após empatar por 0 a 0. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo