Atlético-MG

Defesa do Atlético precisa melhorar a saída de bola para esquema de Sampaoli encaixar

Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético venceu o Flamengo por 1 a 0 na estreia do Campeonato Brasileiro e a formação e os esquemas adotados por Sampaoli durante a partida chamaram atenção. Mas uma coisa sempre é possível perceber nos times do argentino: a defesa precisa saber sair jogando, ela é fundamental para a construção do time.

Contra o Flamengo, o Galo chegou ao seu gol em uma saída rápida e eficaz da defesa atleticana, mas por muitas vezes, quando pressionado, o Atlético não soube o que fazer com a bola.

Sampaoli surpreendeu quando escalou três zagueiros, mas surpreendeu mais ainda quando, em campo, Gabriel fazia a função mais de volante do que de zagueiro, sendo uma espécie de líbero. Gabriel teve a função de organizar melhor a saída de bola, o que deu certo por algumas vezes. O lance do gol do Atlético, por exemplo, começa com um passe do zagueiro ainda dentro de sua área para Nathan, já no circulo central. Mas ainda no primeiro tempo, Sampaoli acabou substituindo Gabriel por Jair, colocando um volante de fato e mudando um pouco a cara do time.

Forçar passes na saída de bola é uma característica de Sampaoli, ele sempre quer que o time busque o extremo. Mas contra o Flamengo, um dos melhores times do Brasil, o Atlético, por muitas vezes, deixava espaços ou entregava a bola ainda no campo de atacante do adversário, o que resultou em muitas chances de gol, que foram desperdiçadas pelo rubro-negro.

O goleiro é fundamental para a criação da jogada no esquema de Sampaoli. Sem opção de passe, Rafael abre os braços buscando uma solução. Foto: Pedro Souza / Atlético

ESTATÍSTICAS
Segundo o SofaScore, o Galo trocou 317 passes, mas teve apenas 71% de precisão, o que exemplifica o que foi falado anteriormente. Nos jogos da volta do futebol, o Atlético não havia tido precisão de passes abaixo de 80%, outro ponto que exemplifica o que foi falado. Além disso, o clube teve apenas 35% de acerto nas bolas longas, o que também mostra que na maior parte das vezes que era pressionado e tinha que fazer o lançamento, o Galo não conseguia achar um companheiro de equipe e devolvia a bola ao Flamengo.

Os defensores do Atlético foram quem mais tocaram na bola durante a partida, o que mostra a importância deles terem uma boa saída de bola. Imagem: Reprodução / SofaScore

Com as estatísticas, fica evidente que o Galo, principalmente a defesa, ainda precisa melhorar a saída de bola, principalmente quando pressionado. Mas isso não quer dizer que essas saídas nunca dão certo, como já explicado, o Galo chegou ao seu gol justamente em uma dessas saídas, mas se a precisão dos passes aumentam, com certeza as chances criadas também e com isso as oportunidades de gols – que não foram poucas contra o Flamengo, mas poderiam ser mais.

O Atlético volta à campo na próxima quarta (12), contra o Corinthians, no Mineirão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo