Corinthians

Defesa do Corinthians despenca nos números em relação ao Paulistão

Cássio Corinthians
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Um dos pilares dos problemas do Corinthians é o sistema defensivo ineficiente. No Campeonato Brasileiro, o alvinegro paulista tem uma das piores defesas da competição, com 11 gols tomados. No entanto, em certo momento da temporada a parte defensiva foi uma grande fortaleza da equipe de Tiago Nunes.

Após a paralisação, o Corinthians realizou seis jogos válidos pelo Paulistão e sofreu apenas um gol, que foi no segundo jogo da final contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Diante o próprio Palmeiras, ainda na fase de pontos corridos, e contra o Oeste, Red Bull Bragantino, Mirassol e novamente o arquirrival alviverde, agora no primeiro jogo da final, o time comandado por Tiago Nunes não sofreu gols.

Porém, no Brasileirão, tudo mudou. Já na estreia contra o Atlético-MG, o Corinthians saiu vencendo por 2 a 0, mas sofreu a virada do time comandado por Jorge Sampaoli e levou mais gols em um jogo do que na reta final do Paulistão inteira. A improdutividade defensiva permaneceu nos jogos seguintes: um gol sofrido contra o Coritiba, um no jogo com o Fortaleza, dois para o São Paulo, um contra o Goiás e dois diante o Botafogo. A única partida sem sofrer gols foi no empate em 0 a 0 contra o Grêmio, fora de casa. 

Alguns fatores que explicam a queda

A queda brusca de rendimento defensivo se deve a alguns fatores. Cássio foi o grande jogador do Corinthians na campanha que levou o clube para a quarta final consecutiva do Paulistão, mas não vem bem no Brasileirão e já cometeu algumas falhas. No entanto, o goleiro não é o único e nem o principal culpado. Virou rotina acontecer erros no espaço entre Danilo Avelar e Sidcley, inclusive em momentos cruciais das partidas e que custaram pontos ao time, como contra o Fortaleza de Rogério Ceni e diante o São Paulo. Vale destacar que a saída de Carlos Augusto para o Monza, da Itália, tirou parte do equilíbrio no lado esquerdo da equipe.

Portanto, a busca pelo equilíbrio ainda é um dos grandes problemas para Tiago Nunes. Houve evolução no ataque, mas problemas coletivos e individuais na defesa comprometeram a engrenagem da equipe de forma geral. Para buscar estabilidade no Brasileirão e na temporada, o Corinthians necessita com urgência corrigir erros que acontecem de forma frequente ao longo dos jogos.

Nesta quinta-feira (10), o Corinthians enfrenta o Palmeiras na Neo Química Arena. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo vive o oposto: força defensiva e dificuldade ofensiva. O jogo pode ser um divisor de águas para ambos os lados.

Leia também: Derby desequilibrado: destaques em setores opostos, rivais buscam evoluir

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo