Esportes olímpicos

Vacinação da delegação brasileira para Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, começa dia 14 de maio

Vacinação da delegação brasileira para Olimpíadas e Paralímpiadas de Tóquio
Agência Brasil

O governo brasileiro anunciou em entrevista coletiva na terça-feira (11), que o país irá distribuir vacinas COVID-19 para atletas, técnicos, árbitros e mídia credenciada para as Olimpíadas e Paralímpiadas de Tóquio. As doses utilizadas foram doadas pelo Comitê Olímpico Internacional. A vacinação da delegação terá inicio na próxima sexta-feira, 14 de maio, nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

As vacinas serão repostas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que ofereceu doses a todos os Comitês Olímpicos Nacionais, além de vacinas suficientes para imunizar mais dois cidadãos dos países beneficiados, a cada atleta vacinado. A estimativa é que sejam imunizados em torno de 1.800 brasileiros que irão ao Japão, o que equivale a aproximadamente 7 mil doses adicionais entregues ao SUS e cerca de 3.600 pessoas beneficiadas com a doação das vacinas através do Plano Nacional de Imunização (PNI). 

+Notícias sobre Esportes Olímpicos

De acordo com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga serão utilizadas 4.050 doses do imunizante da Pfizer e outras 8.000 da farmacêutica chinesa Sinovac.

– Vamos vacinar nossos atletas e treinadores olímpicos para garantir que eles tenham um bom desempenho em suas capacidades e tragam muitas medalhas- declarou o Ministro.

Além disso, Queiroga afirmou que a vacinação da delegação brasileira não irá prejudicar a imunização da população brasileira.

– Nós vamos fazer essa iniciativa contando com o apoio de farmacêuticas que doarão doses para o nosso Programa Nacional de Imunização. De tal maneira que não vai desfalcar o PNI.

Antes do início da imunização, a pasta divulgou uma nota técnica incluindo a delegação no PNI. Até o momento 190 credenciados já foram imunizados e outros 200 estão no exterior, portanto fora da lista de vacinação entregue ao Governo Federal. O Ministério da Defesa será responsável pela logística da vacinação e ofereceu instalações militares em seis cidades brasileiras. 

– O COB sempre se posicionou a favor de seguir o PNI. Além disso, só abrimos conversas sobre a possibilidade de imunizar a delegação quando confirmamos que, para cada atleta ou oficial vacinado, o país receberá mais duas doses para imunizar a população brasileira. Esta é uma grande contribuição do Movimento Olímpico neste momento tão difícil que o mundo enfrenta-, declarou Marco Antônio La Porta, chefe de Missão do COB nos Jogos Olímpicos.

Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, que foram adiados por ​​12 meses devido a pandemia de coronavírus, estão programados para começar no dia 23 de julho.

Além do Brasil, outros países também iniciaram a imunização de suas delegações para as Olimpíadas e Paralimpíadas no Japão. Alemanha, Austrália, Bélgica, Espanha, Nova Zelândia, México, Grã-Bretanha, entre outros, incluíram os atletas nos grupos prioritários.  

Crise sanitária global de COVID-19

O vírus da COVID-19 matou, até hoje, pelo menos 3.306.037 pessoas no mundo, desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP.

Os Estados Unidos é o país mais afetado em número de mortes e casos, com 582.153 mortes para 32.744.406 casos, conforme levantamento da Universidade Johns Hopkins. Seguido por Brasil, com 423.229 mortes e 15.209.990 casos, a Índia, com 249.992 óbitos (22.992.517 casos), o México, com 219.089 mortes (2.366.496 casos) e o Reino Unido, com 127.609 óbitos (4.437.217 casos).

+Governo brasileiro torna atletas e paratletas que vão à Tóquio grupo prioritário na vacinação contra a COVID-19, de acordo com jornal

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo