Corinthians

Demissão de Renato Portaluppi faz Mancini se tornar o técnico no G12 há mais tempo no cargo; veja lista

Mancini comandando treino do Corinthians
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Nesta última quinta-feira (15), o Grêmio anunciou o desligamento do técnico Renato Portaluppi do clube gaúcho. Após a eliminação na 3ª fase da Copa Libertadores, o treinador não resistiu à pressão e teve o trabalho de quase cinco anos interrompido.

                 

Contratado em 18 de setembro de 2016, o ex-atacante, que é ídolo do Imortal pelo seu tempo na equipe como jogador, termina sua terceira passagem pelo tricolor gaúcho como comandante e, consequentemente, perde o título de técnico mais longevo dentre os times das quatro principais divisões do Brasil.

Nova liderança

Agora, esse título pertence a Vinícius Bergantin, do Ituano, porém, fechando essa análise apenas nas equipes conhecidas como G12, grupo formado pelos quatro clubes de São Paulo, Rio de Janeiro e as duplas de Minas Gerais e Rio Grande Sul considerados “grandes”, o técnico que assume a liderança desse ranking é Vagner Mancini.

Anunciado pelo Corinthians em 12 de outubro de 2020, Mancini substituiu no cargo o técnico-interino Dyego Coelho e começou a comandar a equipe enquanto o Timão figurava na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Ao final da temporada, o treinador conseguiu afastar o time da parte de baixo da tabela e até brigou até as últimas rodadas por uma vaga na Copa Libertadores de 2021. No término da competição, o Alvinegro paulista acabou ficando com a 12ª colocação e se classificou para a Copa Sul-Americana.

Números de Mancini

Há seis meses no Corinthians, Mancini soma 34 jogos, com 15 vitórias, 10 empates e 9 derrotas, resultando em um aproveitamento de 53,9%. No seu comando, os jogadores corinthianos marcaram 41 gols e sofreram 33.

O treinador acaba de ter a sua maior invencibilidade, de 10 jogos, quebrada. Entre a partida contra o Vasco da Gama, válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro 2020, e o duelo contra o Guarani, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista 2021, o Timão conseguiu 5 vitórias e 5 empates, sendo que um deles, contra o Retrô-PE, ainda rendeu a classificação à terceira fase da Copa do Brasil, que ainda será disputada.

Ranking de longevidade no G12

Abaixo estão descritos, em ordem temporal, os técnicos e as respectivas datas em que foram anunciados pelos seus clubes atuais:

  • Vagner Mancini – Corinthians: 12 de outubro de 2020
  • Abel Ferreira – Palmeiras: 30 de outubro de 2020
  • Rogério Ceni – Flamengo: 10 de novembro de 2020
  • Felipe Conceição – Cruzeiro: 30 de janeiro de 2021
  • Hernán Crespo – São Paulo: 12 de fevereiro de 2021
  • Marcelo Chamusca – Botafogo: 19 de fevereiro de 2021
  • Ariel Holan – Santos: 22 de fevereiro de 2021
  • Roger Machado – Fluminense: 27 de fevereiro de 2021
  • Marcelo Cabo – Vasco: 27 de fevereiro de 2021
  • Miguel Ángel Ramírez – Internacional: 02 de março de 2021
  • Cuca – Atlético-MG: 05 de março de 2021

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo