Corinthians

Cogitado no Corinthians, Dentinho tem números discretos em dez anos pelo Shakhtar Donetsk; veja o raio-X

Cogitado no Corinthians, Dentinho tem números discretos na Ucrânia
Foto: Reprodução / Facebook Shakhtar Donetsk

Considerado um dos grandes jogadores do Corinthians no início da última década, o atacante Dentinho pode retornar ao clube nos próximos meses, após passar uma década no futebol europeu. O interesse do Timão se deve principalmente pela boa passagem do eterno camisa 31 na equipe, entre 2007 e 2011, tendo marcado 56 gols, número que nenhum outro jogador alcançou neste século pelo alvinegro.

A cria da base corintiana passou a maior parte da carreira atuando pelo Shakhtar Donetsk, onde não conseguiu tanto protagonismo como outros compatriotas – vide Jadson, Luiz Adriano, Alex Teixeira e Fernandinho. Apesar de alguns bons momentos, o atacante tem números discretos e o Esporte News Mundo explanou todos eles logo abaixo. Lembrando que o vínculo do atleta termina em junho e já pode assinar um pré-contrato com qualquer equipe.

Desde que foi negociado com o time ucraniano, pelo próprio alvinegro, em maio de 2011, o jogador esteve em campo 183 vezes, sendo menos da metade como titular – 67 partidas. Além disso, o número de gols não foi dos mais altos, apenas 26, garantindo uma média de 0,14 gols por jogo. Cabe ressaltar que no meio dessa trajetória houve um rápido empréstimo ao Besiktas-TUR, onde o brasileiro fez nove jogos e não marcou nenhuma vez e nem cedeu assistência a outros companheiros.

Dentinho nos primeiros meses de Shakhtar (Foto: Facebook / Shakhtar Oficial)

Mesmo com números discretos, a cria do Terrão teve bons momentos pelo clube do leste europeu. Um deles aconteceu na semifinal da Taça da Ucrânia de 2019, diante do Dnipro. A competição era de jogo único e a partida estava empatada até os 41 minutos do segundo tempo, quando Dentinho, que havia saído do banco há poucos instantes, marcou o primeiro gol do embate. Com a vantagem no placar, o Shakhtar se soltou e até marcou o segundo, aos 49 minutos, nos pés de Manor Solomon. O time viria a conquistar o título poucos dias depois, diante do Inhulets Petrove.

Por incrível que pareça, o atacante também tem bom aproveitamento diante do poderoso Real Madrid-ESP. Em duas oportunidades o brasileiro deixou o dele em cima dos espanhóis. O primeiro aconteceu na fase de grupos da Champions League de 2015/16, marcando de peito contra o gol defendido por Kiko Casilla. Apesar disso, os galáticos venceram a partida por 4 a 3. O gigante da Europa conquistou essa edição da orelhuda.

O que ninguém imaginava é que o jogador repetiria o feito pouco menos de seis anos mais tarde, na atual edição da Champions. Mais impressionante do que o gol do atacante, foi o fato de o Shakhtar ter derrotado o Real Madrid nas duas oportunidades. Mesmo assim, o time de Dentinho acabou eliminado na fase de grupos após ser goleado duas vezes para o Borussia Monchengladbach.

Dentinho ao marcar gol diante do Real Madrid (Foto: Facebook / Shakhtar Oficial)

Sem mencionar que o ex-jogador do Corinthians esteve presente em sete conquistas da Liga Ucrâniana, seis da Taça da Ucrânia e duas supertaças locais. O brasileiro também é um dos jogadores que está há mais tempo no Shakhtar, perdendo apenas para os ucrânianos Pyatov, Kryvtsov e Stepanenko,

Veja o raio-X de Dentinho no Shakhtar:

  • 183 partidas
  • 67 jogos como titular
  • 26 gols marcados
  • 14 assistências
  • 15 títulos conquistados (7 Ligas; 6 Taças da Ucrânia; 2 supercopas)
  • Presença em 46% dos 396 jogos do Shakhtar desde que chegou ao clube*

* Desconsidera o período de empréstimo ao Besiktas

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo