Corinthians

Depois de 300 dias, Gustavo Mantuan volta a ficar à disposição no Corinthians

Gustavo Mantuan treinando pelo Corinthians
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

No dia 28 de outubro de 2020, em jogo-treino entre as Seleções Sub-20 e Sub-23 do Brasil, Gustavo Mantuan rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e agora, depois de quase 10 meses longe dos gramados, o meia está próximo de fazer seu retorno aos gramados com a camisa do Corinthians.

À época com 19 anos, sob o comando do então treinador Vagner Mancini, Mantuan vivia uma crescente no Timão. Recém-integrado aos profissionais, o jogador — irmão de Guilherme Mantuan, volante campeão brasileiro em 2017 com Alvinegro paulista e também cria do “Terrão” — havia feito seu primeiro gol em jogo contra o Vasco, uma semana antes de se lesionar, e o bom momento rendeu a convocação para vestir a “amarelinha”.

Mantuan comemorando seu primeiro gol como profissional do Corinthians – Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A cirurgia no joelho esquerdo não foi a primeira vez que o garoto teve que ser operado por conta de lesão. Ainda na base, em 2017, o meia precisou operar o ligamento do joelho direito e em 2019 foi o ligamento do joelho esquerdo que precisou ser reconstruído.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Depois de ser operado, seu processo de recuperação e fisioterapia foi iniciado. A expectativa inicial seria de seis a oito meses de duração de todo o processo até a volta ao campo, porém, a espera durou mais que o esperado, com o procedimento de transição física — retomada do condicionamento ideal — sendo iniciado em 15 de junho, e contando com mais um problema de última hora.

Mantuan passou pelo famoso “trote” quando subiu para o profissional, em setembro de 2020 – Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A partir do dia 10 de agosto, Mantuan já era visto por Sylvinho e pela comissão técnica corinthiana como apto para jogo, aguardando apenas detalhes para relacioná-lo e o jovem poder voltar a estar envolvido em uma partida oficial. Contudo, no dia 16, a notícia de que o meia havia testado positivo para a Covid-19 fez o atleta ser isolado do restante do grupo e aguardar mais alguns dias para retornar aos gramados.

Dez dias após ser infectado, o jogador já está recuperado e, depois de mais 300 dias sem condições de atuar, já pode ser relacionado para jogos do Timão, começando pelo duelo deste sábado (27), contra o Grêmio.

Mantuan no processo de recuperação no Corinthians
Mantuan teve a companhia de Danilo Avelar, que também rompeu o ligamento cruzado anterior em outubro de 2020, mas do joelho direito, no processo de recuperação – Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Um fator que pode ajudar Mantuan a encontrar espaço no time corinthiano é a saída de Mateus Vital por empréstimo para o Panathinaikos, da Grécia, que abre espaço para o camisa 31 brigar por uma vaga no ataque do Alvinegro paulista.

Ao todo, o jovem de 20 anos soma 7 jogos como profissional do clube do Parque São Jorge e tem contrato até janeiro de 2025, sendo visto internamente pela diretoria alvinegra como uma joia que pode render frutos, tanto financeiros, quanto futebolísticos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo