Campeonato Paulista

Depois de 45 anos, Palmeiras é campeão paulista sem Vanderlei Luxemburgo

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O título paulista de 2022 conquistado pelo Palmeiras neste domingo (3) quebrou uma espécie de “maldição” que assombrava o clube na competição. Desde 1976 que o time não conseguia ganhar o estadual sem a presença de Vanderlei Luxemburgo como treinador.

Abe Ferreira e sua comissão técnica conseguiram quebrar isto após aplicarem 4 a 0 sobre o São Paulo, no Allianz Parque, em uma das maiores viradas da história do Verdão. Na ida, o rival havia feito 3 a 1 jogando com autoridade.

O último treinador campeão antes de Abel e Luxa foi o ex-volante e ídolo Dudu. Ele comandou o time de Leão, Ademir da Guia, Jorge Mendonça, Nei e Edu Bala. Na fase final, disputada no formato de pontos corridos, a equipe terminou invicta, com oito vitórias e três empates, totalizando 19 pontos. O jogo que confirmou o título foi uma vitória por 1 a 0 diante do XV de Piracicaba, no Estádio Palestra Itália, em 18 de agosto de 1976.

O meia Jorge Mendonça marcou o único gol, aos 39 minutos do primeiro tempo. Curiosamente, o técnico adversário era Dema que, assim como Dudu, foi volante e ídolo alviverde. Em 1951, por exemplo, foi campeão mundial e do torneio Rio-SP. A escalação da partida naquela noite de inverno tinha Emerson Leão; Valdir, Samuel, Arouca, Ricardo; Pires, Ademir da Guia, Jorge Mendonça; Edu Bala, Nei e Toninho.

Desde então, vários treinadores chegaram à decisão estadual, mas foram derrotados. Primeiramente, foram quase 17 anos sem títulos, levando em conta todas as competições, o maior jejum da história do Palmeiras. Somente em 1993 o clube voltou a ganhar algum título, justamente sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, no Paulista. No período, o Verdão chegou à final em 1986, 1992, 1995, 1999, 2015, 2018 e 2021 sem Luxa, perdendo todas.

+Weverton credita título aos torcedores e classifica conquista: “Dia surreal”

Neste período, todos os cinco estaduais erguidos pelo Verdão foram sob o comando do histórico treinador brasileiro (1993, 1994, 1996, 2008 e 2020). No ano passado, o próprio Abel Ferreira foi derrotado, justamente para o São Paulo e, agora, conseguiu a revanche. É o 24º conquistado pelo Palmeiras, impedindo com que o rival empatasse com ele. São, no momento, seis a menos que o maior campeão, o arquirrival Corinthians, que possui 30.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Com seu quinto título na bagagem, o português agora prepara a equipe para novos desafios na temporada. Nesta semana, inicia-se a Libertadores e o Brasileirão. Nesta quarta-feira (6), visita o Deportivo Táchira (VEN), pela fase de grupos, às 21 horas. No sábado, no mesmo horário, enfrenta o Ceará, no Allianz Parque, pelo torneio nacional.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo