Basquete

Draft 2021 da NBA traz renovação de esperança para as franquias

NBA DRAFT
Imagem: Divulgação/NBA

Nesta quinta-feira (29), se inicia mais um NBA Draft, evento do qual as franquias escolhem novos atletas para integrar ao seu elenco (a maioria deles vem do basquete universitário), ou trocam jogadores por outros que forem de seu interesse, podem inclusive trocar jogadores por mais escolhas no Draft. Mas calma, se você não entendeu nada do que foi dito até aqui, o Esporte News Mundo te explica durante esse texto, além de dar previsões sobre a escolha de algumas equipes.

NBA DRAFT
Pistons tem a primeira escolha no Draft 2021/ Imagem: NBA

O que é o Draft?

Bom, para começo de conversa vamos explicar o que é o Draft. O evento da NBA é a principal forma de ingresso na liga, e através dele que novos jogadores podem tentar uma vaga em uma das 30 equipes. Acontece uma vez por ano no intervalo entre temporadas e cada atleta só pode participar uma vez. Ao todo são 60 atletas selecionados em duas rodadas de 30 escolhas e cada equipe tem direito a uma escolha em cada rodada.

As equipes podem negociar as escolhas em uma transação, ou seja, trocam atletas por mais escolhas. Por isso pode ocorrer de franquias ficarem com mais de duas escolhas ou nenhuma. As três primeiras escolhas são sorteadas na loteria do Draft. No sorteio participam os times que não avançaram nos playoffs, sendo que o participante que teve a pior campanha na temporada anterior tem mais chances. A partir da quarta escolha, as equipes são ordenadas de forma decrescente em relação a classificação na temporada anterior. 

Drafts que mais marcaram na história da liga

Em 1996 um dos melhores NBA Draft de todos os tempos, podemos afirmar isso devido ao peso dos atletas que entraram neste ano. Vamos começar com Kobe Bryant, que foi escolhido pelo Charlotte Hornets e trocado para o Los Angeles Lakers. Além de Kobe, Steve Nash, Allen Iverson, Ray Allen e Derek Fischer também entraram para a liga neste ano.

No ano de 1998, alguns jovens de peso entraram na liga para fazer história. Paul Pierce veio e abalou as estruturas do TD Garden sendo um dos melhores e mais completos jogadores da história da franquia de Boston. O campeão em 2011 pelo Dallas Mavericks, Dirk Nowitzki, e o rei da enterradas, Vince Carter, completam essa lista que enche os olhos de qualquer fã de basquete.

Em 2011 tivemos a entrada da nova geração que figura na liga até hoje, são eles o polêmico Kyrie Irving, Kawhi Leonard, o baixinho incendiário Isaiah Thomas, o grande “Splash Brother” Klay Thompson. Completando a lista estão Jimmy Butler e Kemba Walker.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

As melhores primeiras escolhas

Vamos começar falando do primeiro escolhido em um Draft. Seu nome é Clifton McNeely, que foi draftado pelo Pittsburgh Ironmen. Porém, o mesmo nunca jogou basquete profissional, optando por ir treinar no Pampa High School, no Texas, e futuramente foi introduzido no Hall da Fama do basquete do ensino médio no próprio Texas.

Mas vamos aos grandes nomes começando por 1958 quando o ainda Minneapolis Lakers draftou a lenda Elgin Baylor. Em 1960 foi a vez de Oscar Robertson no Cincinnati Royals; Bill Walton deu as caras em 1974 integrando o Portland Trail Blazers, em 1979 foi o ano de Magic Johnson ser escolhido pelo Los Angeles Lakers, tembém pelos Lakers James Whorthy entrou em 1982, já em 1983 Ralph Sampson foi draftado pelo Houston Rockets, em 1984 Hakeem Olajuwon também pelo Houston Rockets. Daí para frente foram muitos outros grandes nomes, que se eu continuar citando com certeza precisarei de mais uma página inteira.

Para os mais novos que devem estar se perguntando sobre LeBron James ai vai sua resposta: ele entrou no ano de 2003 como primeira escolha para o Cleveland Cavaliers. Mas e Michael Jordan? Quando entrou o maior jogador de todos os tempos? Bom, o “Air” Jordan entrou na liga em 1982 como terceira escolha, e assim como Kobe foi selecionado pelos Hornets, porém foi logo em seguida trocado para a franquia de Chicago onde fez história. 

Expectativa do Draft para este ano

A expectativa é grande neste Draft, ainda mais por sabermos o interesse do Phoenix Suns em fazer boas negociações após o ótimo ano de sua jovem equipe. As franquias que mais apostam nesse draft são os Pistons, seguido por  Cleveland Cavaliers, Houston Rockets, Toronto Raptors e Orlando Magic, ou seja, serão os cinco primeiros a escolher. A expectativa está em torno do Detroit Pistons que segue muito interessado no jovem ala/armador Cade Cunningham, o jogador tem 19 anos e médias de 20.2 pontos, 3.6 assistências e 41.2% nas bolas de três pontos.

Já o Houston Rockets querem Jalen Green (19), ala/armador que possui médias de 17.9 pontos, 2.8 assistências e 36.5% nas bolas de três pontos. Os Raptors seguem com Jalen Suggs (19) na mira, o armador tem médias de 14.3 pontos, 4.5 assistências, 2.8 roubos e 35.4% nas bolas de três. Por fim, o Orlando Magic quer Jonathan Kuminga, ala de 18 anos com médias de 15.8 pontos, 7.2 rebotes e 2.7 assistências.

Acompanhe o NBA Draft nesta quinta-feira (29), às 21h na Barclays Center, com transmissão do SporTV e em tempo real no Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo