Basquete

Destaques individuais, desfalques importantes e contratação que não deu certo: a temporada do Fortaleza BC

Queda precoce na Copa Super 8, a grande contratação de Lucas Bebê sai do time sem vingar, lesão da sua principal estrela na reta final da temporada e eliminação nas oitavas dos playoffs da NBB. Listando todos esses acontecimentos da para entender que a temporada do Fortaleza foi desastrosa, o que apesar do saldo final mostrar um resultado negativo, mas nem tudo foi ruim e há pontos positivos que ficam para serem aproveitados na próxima temporada.

A temporada regular do Carcará no NBB foi competitiva disputando 30 jogos foram 16 derrotas e 14 vitórias do time cearense, fazendo jogo duro contra os principais times da liga sendo um adversário indigesto muitas vezes. No início do ano, o Fortaleza fez sua primeira participação na Copa Super 8, mas teve desfalques importantes como Schneider, Brite e Felipe Ribeiro e acabou sendo eliminado de forma precoce diante do Bauru. Em duelo único nas quartas de final, o time de Alberto Bial foi derrotado pelos paulistas pelo placar de 69 a 61, apesar de ter feito um bom jogo, mas não sendo o suficiente para avançar de fase.

Foto: Luísa Xavier/Fortaleza BC

Em uma tentativa de se reforçar para a temporada, a diretoria contratou o pivô Lucas Bebê, que atuou por 4 temporadas na NBA defendendo o Toronto Raptors. A chegada do reforço encheu o time e o torcedor de esperança por se tratar de um grande jogador com passagens frequentes na seleção brasileira. Porém a parceria durou pouco tempo. O atleta participou apenas de 10 jogos e teve uma média de 3,5 pontos, além de 4 rebotes e 2,8 assistências, ficando muito aquém do esperado. Bebê teve uma desavença com o treinador Alberto Bial em uma partida válida pelo NBB, o que o deixou de fora da convocação para o Brasil. Após cerca de 3 meses, o atleta alegou precisar tratar de assuntos pessoais, deixando assim o Fortaleza e sua primeira passagem na liga nacional, decepcionando a todos.

Lucas Bebê
Gilvan de Souza/LNB

Se por um lado a aposta no Lucas Bebê não foi boa, por outro a do norte-americano Desmond Holloway foi certeira. O ala foi o principal jogador do Fortaleza na temporada, tendo uma média de 20.3 pontos, a segunda maior de todo o NBB. Porém, a dois jogos do fim da temporada regular, Holloway sofreu uma fratura do platô medial da tíbia, ficando de fora das partidas finais e da disputa de playoffs, sendo um desfalque gigante para o Carcalaion. Sem o seu principal nome, o time de Bial perdeu os jogos restantes sem ele e chegou para a fase de oitavas de final como “azarão”. O momento ruim pesou e o Franca não tomou conhecimento da equipe tricolor vencendo dois jogos com vantagem na casa dos 20 pontos de diferença, eliminando assim o Fortaleza dos playoffs do NBB na primeira fase.

No meio disso tudo, alguns jogadores da equipe cearense foram destaques na liga, sendo o já citado Holloway o protagonistas, mas dentre eles o pivô Thiago Mathias, dominante no quesito rebotes, e que terminou a fase regular com uma média de 10.1 por jogo. Além disso, Mathias foi o terceiro que mais deu tocos, sendo muito importante na defesa principalmente. O norte-americano Dontrell Brite foi bastante importante para o Fortaleza na temporada com uma média de 14.5 pontos, 3.4 assistências e se destacou por roubar muitas bolas, quesito em que foi líder no NBB.

Foto: Divulgação Fortaleza Basquete Cearense

O saldo final da temporada para o Fortaleza Basquete Cearense foi negativo. O time teve problemas com desfalques em momentos importantes como no Super 8 e nos playoffs, e a decepção da contratação do Lucas Bebê. Porém, a equipe de Alberto Bial mostrou peças que foram destaque nacional e pode ser mais competitivo, mantendo esses jogadores e fazendo contratações pontuais. Para 2021/22, o Carcará precisa acertar algumas coisas, mas poderá chegar mais longe.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo