Internacional

Dez momentos que podem explicar a perda do título do Campeonato Brasileiro pelo Internacional

Silvio Avila/Getty Images

O empate contra o Corinthians, mesmo com a vitória do São Paulo sobre o Flamengo, tirou o tetracampeonato nacional das mãos do Internacional. A campanha colorada foi repleta de percalços e mudanças questionáveis, que podem explicar o fracasso na rodada decisiva. Diante disso, elencamos dez momentos que podem explicar a derrota gaúcha no fechamento do Campeonato Brasileiro, mesmo sendo o time com mais tempo de liderança e com um recorde histórico de sequência de vitórias.

                 
Lesão de Guerrero – 3ª rodada – Fluminense 2 x 1 Internacional

Perder o artilheiro do time, e um dos líderes mais experientes do elenco pode não ter abalado o Internacional naquele momento, mas entra na lista de dez momentos por um motivo: fez falta nos confrontos finais. A ruptura do ligamento do joelho do peruano o tirou do campeonato e, nas rodadas finais, faltou alguém mais experiente e decisivo em jogos que o Inter empilhou cruzamentos, principalmente contra Sport e Corinthians.

Guerrero minutos antes de romper os ligamentos. Foto: Ricardo Duarte/Internacional
Pênalti de Rodinei no último lance – 8ª rodada – Internacional 2 x 2 Bahia

Internacional ganhando em casa contra o Bahia, 49 minutos do segundo tempo, bola erguida na área e afastada pela defesa gaúcha. Quem lê isso pensa, “pronto, acabou”, mas não foi bem assim. Enquanto a câmera focava a bola, na parte sul Rodinei derrubava Gilberto, que nem no lance tinha chance de chegar. Chamado ao VAR, o árbitro marcou penalidade e o Bahia empatou. Erro decisivo, que custou 2 pontos (que dariam o título no final) e que merecidamente está nessa lista de dez motivos para vice-campeonato.

Derrota para o Goiás com um a mais – 10ª rodada – Goiás 1 x 0 Internacional

Jogos entre líder e lanterna de um campeonato costumam ser desparelhos, ainda mais se o último colocado estiver com um jogador a menos deste o primeiro tempo correto? Errado. O Internacional, de Eduardo Coudet, conseguiu perder para um Goiás com dez em campo desde os doze do primeiro tempo. A falha de Marcelo Lomba, no gol goiano, piorou ainda mais a imagem colorada no jogo, que foi marcada por um excesso de lançamentos longos de péssima precisão.

Gol de Everton Ribeiro no final – 18ª rodada –Internacional 2 x 2 Flamengo

Como assim um dos melhores jogos do Brasileirão na lista de dez motivos para o vice-campeonato? Exatamente, esse duelo precisa estar aqui. A última rodada provou que, uma vitória sobre o Flamengo naquele momento, teria resultado no troféu agora. O gol de cabeça, do baixinho Everton Ribeiro, aos 48 minutos da etapa final, foi um dos vários placares que o Inter deixou escapar no final, tendo ainda mais relevância por ser em confronto direto.

Everton Ribeiro comemorando o gol nos acréscimos. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Saída de Eduardo Coudet – 20ª rodada – Internacional 2 x 2 Coritiba

O resultado em si já seria ruim. Empatar com o Coritiba, no Beira-Rio, já poderia acabar nessa lista de dez motivos para se perder um título naturalmente, mas acabou se tornando secundário. Após o jogo, discordâncias entre Eduardo Coudet e a diretoria, somado a uma proposta do Celta de Vigo, da Espanha, fez o treinador deixar o Beira-Rio, causando estabilidade e a posterior perda da liderança, até Abel Braga reencontrar uma forma de jogar.

Coudet durante jogo entre Inter e Católica, pela Libertadores. Foto: Lucas Uebel/Getty Images
Superado por rival com mais de dez desfalques – 21ª rodada – Santos 2 x 0 Internacional

No primeiro jogo de Abel Braga no Brasileirão, um verdadeiro vexame. Diante de um Santos completamente desfalcado, por causa da Covid-19, e cheio de garotos, o Inter nada conseguiu criar e foi derrotado por 2 a 0. Eram mais de dez jogadores do peixe fora, e, mesmo assim, o colorado, com time completo, foi envolvido pelo adversário com facilidade, sem nem esboçar reação.

Rodrigo Moledo fora da temporada – 29ª rodada – Internacional 1 x 0 Goiás

Quando o Internacional finalmente parecia se reencontrar na parte defensiva veio novo baque. Por mais que Boschilia e Saravia tenham sido lesões problemáticas, a de Rodrigo Moledo abalou o sistema defensivo. Nos primeiros jogos, Lucas Ribeiro até que se saiu bem mas, na hora de decisão, faltou o experiente zagueiro ao lado de Cuesta. Se considerar, então, a suspensão do argentino contra o Flamengo, a ausência de Moledo foi ainda mais sentida. A lesão dele, sem dúvidas, foi essencial para a derrocada colorada e, portanto, precisa estar nesta listagem de dez momentos.

Vexame em casa contra o Sport – 35ª rodada – Internacional 1 x 2 Sport

Bastava uma vitória. Com um triunfo sobre o Sport, que estava na zona de rebaixamento, o Internacional abriria quatro pontos de vantagem sobre o Flamengo e precisaria de um empate, no Maracanã, para ser campeão. Todavia, o que se viu no Beira-Rio foi um show de falhas. Além de Uendel falhar triplamente, o goleiro Marcelo Lomba ainda parou no meio de um lance para reclamar. A falta de atenção e concentração custou a vitória, ou até mesmo um empate, que já seria o suficiente para o título. Para muitos torcedores, esse é o maior vexame dessa lista, de dez motivos para explicar o vice-campeonato colorado.

Yuri Alberto cai no gramado após derrota. Foto: Silvio Ávila/Getty Images
Perda da liderança na “hora h” – 37ª rodada – Flamengo 2 x 1 Internacional

Pela primeira vez na era dos pontos corridos, uma simples vitória daria o tetracampeonato para o Internacional. Pouco mais de dez anos depois, o colorado estava de volta na briga pelo título, e novamente contra o Flamengo. A empolgação era tanta, que um torcedor chegou a pagar R$ 1 milhão para Rodinei atuar, mas o tiro saiu pela culatra. No melhor momento colorado na partida, o lateral-direito foi expulso e os gaúchos não conseguiram segurar a força carioca. Líder na maior parte do campeonato, o colorado perdeu a posição na penúltima rodada.

Rodinei lamentando a expulsão contra o Flamengo. Foto: Buda Mendes/Getty Images
Empate em casa mesmo precisando de apenas um gol – 38ª rodada – Internacional 0 x 0 Corinthians

Última rodada do Brasileirão. Uma vitória, aliada a um empate entre São Paulo e Flamengo, daria o tetracampeonato ao Internacional, o problema? O próprio colorado. Jogando muito mal, o time gaúcho só conseguiu vencer a defesa paulista em lances irregulares e, mesmo já sabendo que o Rubro-Negro carioca perdia no Morumbi, não conseguiu alterar o placar. O empate foi a pá de cal nos sonhos gaúchos. Nunca o título esteve tão próximo e, como sempre, ele foi perdido por erros próprios – em diversas oportunidades nesse nacional, como visto nesta lista com dez momentos que explicam o vice-campeonato.

Garoto oriundo da base colorada, Peglow, de 19 anos, chora após perda do título

Para saber tudo do Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo