Automobilismo

Di Grassi faz boa prova, quebra no fim e Vergne vence ePrix de Roma

ePrix de Roma
Divulgação / Twitter Fórmula E

Faltou pouco para Lucas di Grassi vencer sua primeira prova na temporada da Fórmula E. O brasileiro da Audi liderava o ePrix de Roma faltando cerca de quatro minutos para a última volta, quando seu carro perdeu potência e permitiu a ultrapassagem de Jean-Éric Vergne (Techeetah), que herdou a vitória neste sábado (10).

O incidente foi o último de uma prova bastante movimentada e emocionante. Logo no início, Lotterer (Porsche) atacou Vandoorne (Mercedes), que estava na pole position, provocando uma batida entre os dois. O belga conseguiu voltar na 13º posição, enquanto o alemão retornou em 7º.

Melhor para Lucas di Grassi, que só tinha Oliver Rowland (Nissan) à sua frente. O inglês logo foi punido por excesso de uso de potência, deixando pista livre para Di Grassi e Vergne protagonizarem o principal duelo do dia.

XADREZ NO MODO ATAQUE

Os dois pilotos precisaram confiar nas estratégias de suas equipes para o uso do Modo Ataque, enquanto mantinham uma perseguição tensa. Vergne, que estava atrás do brasileiro, utilizou primeiro o acréscimo de potência, caindo para 5º. O brasileiro ainda segurou algumas voltas antes de acionar o boost obrigatório pela primeira vez – voltou em 3º.

Entre os dois, Frijns (Virgin) fazia boa prova, tentando se aproveitar da briga, mas não resistiu ao ataque com mais potência do piloto da Audi. Vendo a manobra, Vergne não perdeu tempo e foi para seu segundo Modo Ataque.

Pouco depois foi a vez de Di Grassi pegar o Modo Ataque pela segunda vez e voltar atrás de Vergne, que logo passou Frijns, deixando o holandês entre os dois rivais. Algumas voltas depois, Di Grassi fez a ultrapassagem, iniciando a perseguição ao francês que liderava a prova.

A VITÓRIA ESCAPA

Faltando 10 minutos para o fim do ePrix de Roma, o brasileiro colou em Vergne, esperando uma brecha para ultrapassar. Ela aconteceu com pouco menos de 7 minutos para o fim. Quando tudo parecia encaminhado para a primeira vitória do brasileiro, uma inesperada perda de potência forçou Di Grassi a abandonar a prova.

O carro ficou lento sem explicação e não houve como resistir. A lentidão causou um acidente: Vandoorne tentou desviar no susto, pegou uma ondulação na pista e bateu com a traseira no muro. De Vries também não conseguiu desviar no companheiro de equipe e empurrou a Mercedes para o outro lado.

— Nunca é fácil abandonar estando na primeira posição, desse jeito… não importa quão experiente você é. Lamento por toda a equipe, que colocou todo seu esforço para deixar esse carro competitivo e estarmos tão bem para conquistar a primeira vitória da temporada – escreveu Di Grassi em seu Twitter.

PÓDIO E CAMPEONATO

A prova terminou com Safety Car na pista em função do acidente. Jean-Éric Vergne venceu, seguido por Sam Bird, que fez uma excelente prova de recuperação. O piloto da Jaguar largou em 10º e escalou quase todo o grid. Mitch Evan, também da Jaguar, fechou o pódio.

O emocionante ePrix de Roma bagunçou o campeonato: Bird lidera com 43 pts, seguido de Frijns com 34pts; De Vries está em terceiro (32 pts), com Mirch Evans colado (31pts).

Entre as equipes, a Jaguar lidera com bastante folga (70 pts). A Techeetah vem em segundo, com 40, sentindo a aproximação da Mercedes (39pts) e da Virgin (35pts).

Roma receberá mais uma prova neste domingo, com largada às 8h.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo