Dia da Consciência Negra: Fluminense lança web série e fará homenagem a ex-jogadores negros que passaram pelo clube

Foto: Divulgação/FFC

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, o Fluminense lança uma web série, com produção da FluTV, chamada de “Herdeiros de Chico Guanabara”. O foco é abordar a temática tendo como fio condutor a história de Chico Guanabara, um negro, favelado, capoeirista e tricolor. As ações e homenagens não devem se restringir ao dia 20 de novembro, que será, portanto, apenas o ponto de partida.

                 

O primeiro episódio da web série vai ao ar neste sábado (20/11), às 20h, na FluTV. Os sócios terão acesso em primeira mão na aba de conteúdo exclusivo da nova plataforma, em nense.com.br. Os próximos episódios serão lançados mensalmente, sempre no dia 20 de cada mês, até outubro do ano que vem.

ASSUNTO

Foto: Divulgação/Fluminense

Dividida em 12 capítulos, a “Herdeiros de Chico Guanabara” vai se aprofundar na história daquele que é historicamente reconhecido como o primeiro torcedor de futebol do Brasil. Sabe-se que o futebol, no início do Século XX, era um esporte frequentado pela elite do Rio de Janeiro, então capital federal. É nesse contexto sócio-histórico que Chico Guanabara constrói o seu “modo de torcer” de maneira singular.

A partir disso, a série vai navegar por temáticas e personagens cujas histórias se misturam com a do Fluminense. “Herdeiros de Chico Guanabara” discutirá o racismo estrutural e suas implicações nos corpos negros, a Belle Époque e o uso do pó de arroz, a profissionalização do futebol brasileiro, as subjetividades dos negros atletas e torcedores do Tricolor. Também será abordada a vilanização do Fluminense no contexto da “democracia racial”, a cultura popular e sua relação com Laranjeiras, as torcidas associativas e suas práticas de sociabilidade, os ídolos negros e, por fim, o Fluminense como time de todos e de todas.

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HOMENAGEM EM JOGO

As ações do Fluminense não param por aí. Na partida deste domingo, contra o América-MG, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, os jogadores vão entrar em campo e jogar com o nome de personalidades negras da história do clube estampado em suas camisas. Todos os 23 atletas relacionados para o confronto recordarão diferentes personagens que já morreram.

Todas as camisas serão leiloadas na plataforma Play for a Cause e a quantia arrecadada será destinada às entidades “Nóiz Projeto Social” e “Escola de boxe Eduardo Cardoso – Team Cachorrão”. O leilão das peça será aberto às 14h deste sábado (20/11) e acontece até o próximo dia 30/11 no site https://playforacause.com.br/fluminense. O lance mínimo para cada camisa é de R$ 700,00.

Marcão, um dos únicos técnicos negros entre os 20 times da Série A do Brasileirão, também participará das ações. Ele vai doar duas camisas autografadas – uma polo utilizada por ele no jogo e uma nova camisa 3 do Tricolor, na cor cinza, com seu nome gravado e o número 5 estampado às costas. As peças serão entregues à CBF para leilão da entidade junto com a Play for a Cause em prol do Observatório do Racismo

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