Corinthians

Dia de São Jorge é comemorado nesta sexta-feira, “Santo Guerreiro”, virou o padroeiro do Corinthians

Dia de São Jorge
Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

O dia 23 de abril é considerado o Dia de São Jorge, essa data também é especial para o Corinthians. E existem várias maneiras de relacionar São Jorge com o Alvinegro. A primeira é o estigma de guerreiro que os dois possuem, que sempre estão atrás de seus objetivos. Há também a coincidência histórica: em 1926 o então presidente do Corinthians, Ernesto Cassano, adquiriu o Parque São Jorge e fundou a sede social, em 1928. Ele fica localizado na Rua São Jorge, 777, no bairro do Tatuapé. Sendo assim, na década de 1920, a diretoria do clube aproveitou para escolher o santo para ser padroeiro.  

Já em 1941, o presidente da época, Manoel Correcher, construiu um santuário em cima da Fonte São Jorge e, quem bebesse daquela água, se tornaria corinthiano para sempre – existe quem conteste esta versão.  

São Jorge era o padroeiro do Corinthians Football Club, equipe inglesa que inspirou o nome do Corinthians Paulista antes de se fundir com o Casuals. Os fundadores do clube brasileiro, seguindo os ingleses, também resolveram adotar o mesmo padroeiro. 

A relação entre o Santo e o Timão ficou ainda mais próxima no ano de 1974. Após a derrota no Campeonato Paulista daquele ano para o Palmeiras, o Corinthians chegava a 20 anos sem títulos. Nessa época, o compositor Paulinho Nogueira gravou “Aí Corinthians”. Na música, ele dedica o sofrimento do torcedor e citava São Jorge: “… Oh, são 20 anos de espera. Mas meu São Jorge me dê forças, para poder um dia enfim, descontar meu sofrimento em quem riu de mim”. 

No ano de 2011, o Corinthians lançou seu terceiro uniforme homenageando o Santo. Em uma cor grená, o clube estampou a imagem de São Jorge em sua camisa. O Santo também esteve presente no campo durante a comemoração do título do Brasileirão de 2017, quando sua imagem foi levada à Neo Química Arena e conduzida até o centro do gramado após o final da partida contra o Fluminense, na ocasião da confirmação da taça.

Acredita-se que o Santo, cujo na época era um Tribuno Militar do exército romano, se revoltou com as ideias do imperador Diocleciano, de que todo mundo tinha que se converter aos deuses romanos. Ele negou a conversão e permaneceu fiel a fé cristã. Com isso, no dia 23 de abril de 303, o imperador mandou prendê-lo e matá-lo. São Jorge é representado como um guerreiro montado em um cavalo branco, enfrentando um dragão com uma espada. 

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo