Grêmio

Dia do Goleiro: confira os cinco maiores da história do Grêmio

Arte: João Vítor Castanheira

Dia 26 de abril é conhecido com Dia do Goleiro. A data foi escolhida para homenagear o ex-arqueiro Manga, um dos maiores jogadores da posição da história do futebol brasileiro, já que esta data é seu aniversário. Para comemorar esta data, a equipe do Esporte News Mundo fez um top-5 de maiores goleiros da história do Grêmio.

O goleiro Manga, apesar de ótima passagem pelo Grêmio entre janeiro de 1979 e fevereiro de 1980, não está no top-5. O jogador conquistou um campeonato gaúcho pelo clube. A lista foi formada por atletas que marcaram com títulos de expressão maior e ídolos.

Lara

Eurico Lara é uma lenda entre os gremistas. Homenageado até no hino do Grêmio composto pelo também lendário Lupicínio Rodrigues, o gaúcho natural de Uruguaiana chegou ao tricolor com o apoio do jogador Maximo Laviaguerre, que disse a frase: “Em Uruguaiana há um goleiro que, quando ele joga, o seu “team” não perde!”

Lara operou diversos milagres vestindo a camiseta do Grêmio. Ganhou notoriedade nacional em 1922 em uma partida entre a seleção gaúcha contra a seleção paulista. Arthur Friedenreich, o maior craque brasileiro na época, teve 20 chutes defendidos pelo goleiro, o qual foi ovacionado ao final do jogo.

Em 1935, jogou o Gre-Nal Farroupilha, em comemoração aos 100 anos da Revolução Farroupilha, o qual o Grêmio venceu por 2 a 1. Entrando, Lara saiu no intervalo, já que nem poderia atuar devido ao seus problemas cardíaco e de tuberculose. Veio a falecer dois meses depois, o que comoveu a cidade de Porto Alegre. Ficou de 1920 até 1935 no Grêmio, onde ganhou 16 títulos, sendo 11 citadinos e cinco estaduais. Segundo dados do Grêmiopédia, atuou em 215 jogos com a camisa do tricolor.

Emerson Leão

Emerson Leão chegou ao Grêmio em 1980 já consagrado no futebol nacional. Havia feito parte da Seleção Brasileira de 1970 como reserva, a qual ganhou a Copa do Mundo. Foi titular nas Copas de 1974 e 1978. Entre clubes, teve passagem marcante pelo Palmeiras, sendo tricampeão do Brasileirão e do campeonato paulista.

No tricolor gaúcho, conquistou o titulo do Gauchão em 1980. Contudo, foi em 1981 que houve o ápice de sua passagem: a conquista do Brasileirão. O goleiro foi fundamental no título, passando segurança e fazendo ótimas defesas. Ainda seria vice-campeão brasileiro em 1982, ano que deixou o clube em dezembro. Segundo dados do Grêmiopédia, atuou em 180 jogos com a camisa gremista.

Mazarópi

Mazarópi chegou ao Grêmio já com o clube disputando a Libertadores de 1983. O goleiro tomou conta da posição e foi fundamental na conquista, principalmente ao pegar um pênalti contra o América de Cali aos 23 minutos do segundo tempo no triangular de semi-final. O tricolor acabou vencendo por 2 a 1 e deu um passo importante para a final contra o Peñarol.

Depois de conquistar a Libertadores, Mazarópi brilhou ao ser Campeão Mundial de clubes em 83 contra o Hamburgo, fazendo grandes defesas na tenda final. Em 1985 retornou ao Grêmio, onde ficaria até 1990. Na segunda passagem, foi hexacampeão gaúcho e campeão da Copa do Brasil de 1989. Segundo dados do Grêmiopédia, atuou em 425 jogos com a camisa do tricolor.

Danrlei

Um dos maiores casos de identificação entre jogador e torcedor da história do Grêmio. Danrlei ingressou nas categorias de base do clube em 1987 e estreou no profissional em 1992. Tomou conta da posição em 1993 e só saiu em 2003.

Pelo Grêmio, foi campeão da Libertadores, Brasileirão, Recopa Sul-Americana, Copa Sul, cinco campeonatos gaúchos e outras taças. Mais do que isso, foi fundamental em todas as conquistas com grandes atuações, sendo um líder e um torcedor dentro de campo. Danrlei é o rosto do Grêmio vitorioso e aguerrido dos anos 90. Segundo dados do próprio Danrlei, atuou em 594 jogos com a camisa do clube.

Marcelo Grohe

O último grande ídolo no gol gremista. Marcelo Grohe passou por momentos de provação, ao ser por muitos anos reserva do Grêmio. Estreou em 2005 nos profissionais do clube. Teve chances como titular en 2006 e 2012, mas assumiu a titularidade de vez em 2014 e foi um dos responsáveis pela retomada do tricolor gaúcho ao caminho dos títulos de expressão.

Grohe é o recordista entre os goleiros do Grêmio com mais tempo sem levar gol pelo clube, com 806 minutos marcados em 2014, quando foi o melhor goleiro do Brasileirão. Repetiu o prêmio em 2015. Ao todo, Grohe ganhou a Libertadores, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana e quatro campeonatos gaúchos. Segundo dados do Grêmiopédia, atuou em 408 jogos com a camisa do tricolor.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo