Vasco

Dia do Goleiro: ídolos, curiosidades e títulos dos paredões do Vasco

Goleiros do Vasco: Barbosa, Acácio, Andrada e Carlos Germano. Fotos: Reprodução.

Hoje, 26 de abril, é comemorado o dia do goleiro no Brasil, relembre alguns arqueiros que se tornaram ídolos e algumas curiosidades sobre jogadores que já ocuparam essa posição na história do Vasco.

                 

Atualmente o dono da camisa 1 vascaína é o goleiro Vanderlei, que veio do Grêmio. Ele foi apresentado no início desse mês. Com passagens de destaque por Coritiba e Santos, o arqueiro de 37 anos chegou para ser o jogador mais experiente do elenco vascaíno. Com dois jogos até aqui vestindo a camisa do Vasco, ele estreou com um empate por 2 a 2 contra o Boavista-RJ e conseguiu sua primeira vitória contra o Resende por 3 a 1. Ambas as partidas pelo Campeonato Carioca sendo titular nas duas.

Durante seus 122 anos de história, já passaram muitos goleiros pelas metas vascaínas, alguns arqueiros os torcedores não querem ver nem pintados de ouro, mas outros fizeram história e se tornaram ídolos ou figuras importantes do clube. Goleiros como Barbosa, Acácio, Andrada, Leão, Carlos Germano, Helton, Martín Silva são exemplos de excelentes goleiros que marcaram época vestindo a camisa Cruz-maltina.

O mais simbólico de todos os goleiros da história do Vasco é Barbosa, integrante do ‘Expresso da Vitória’. Ele, que se fosse vivo, teria feito 100 anos de idade no último dia 27 de março, foi ídolo do Vasco, porém ficou marcado pela perda do título mundial da seleção brasileira na copa de 1950, na final contra o Uruguai no Maracanã, episódio que ficou conhecido como ‘Maracanaço’. O Vasco prestou várias homenagens ao goleiro em comemoração aos seus 100 anos.

Barbosa conquistou seis Campeonatos Carioca, um Torneio Rio-São Paulo, o Sul-Americano de Clubes e o Torneio Rivadávia Corrêa Meyer, considerado sucessor da Copa Rio, embora não tenha sido titular neste último, com a camisa do Vasco. Além dos títulos, outro fator que tornou Barbosa um símbolo e ídolo da torcida vascaína, foi a questão racial que envolveu Barbosa e o segundo gol sofrido na final da copa do mundo de 1950. A maioria da torcida brasileira o elegeu como o principal culpado pela perda do título mundial, e instalou-se uma dúvida sobre confiar ou não em goleiros negros na seleção brasileira. O fato é que depois de Barbosa o próximo goleiro negro da seleção foi Dida na copa do mundo de 2006.

Existem algumas curiosidades e fatos interessantes sobre os goleiros do Vasco. Uma delas é que foi um goleiro vascaíno a vítima do milésimo gol de Pelé. Andrada acertou o canto, se esticou todo e ainda tocou na bola no pênalti cobrado pelo Rei no Maracanã em 1969, na vitória do Santos sobre o Vasco por 2 a 1.

Outra curiosidade, dessa vez positiva para o Vasco, é que o primeiro gol feito por um goleiro, em toda história do clube, aconteceu em 2008, quando Tiago Campagnaro fez de pênalti contra o Mesquita, na vitória por 3 a 0 pela Taça Guanabara, em São Januário.

O Vasco tem um histórico de excelentes goleiros, alguns deles servindo à seleção brasileira como, por exemplo, Barbosa (Copa de 1950 no Brasil), Acácio (Copa de 1990 na Itália) e Carlos Germano (Copa de 1998 na França). Os goleiros dos quatro títulos brasileiros do Gigante da Colina foram; Andrada em 1974, Acácio em 1989, Carlos Germano em 1997, Helton em 2000. Esse último também foi o goleiro campeão da Copa Mercosul de 2000. Já Fernando Prass, foi o goleiro campeão do único título da Copa do Brasil, conquistada em 2011, e Carlos Germano era o arqueiro do título da Copa Libertadores de 1998.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo