Coritiba

Dia do goleiro: relembre cinco que marcaram a história do Coritiba

Divulgação/Coritiba

No dia 26 de abril é comemorado o dia do goleiro, uma homenagem ao pernambucano Aílton Corrêa Arruda, conhecido como Manga, que iniciou sua carreira em 1956 atuando pelo Sport. Mais tarde passou também pelo Botafogo, Nacional-URU, Internacional, Operário-MS, Coritiba, Grêmio e Barcelona-EQU.

Para saber tudo do Coritiba, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook. E se inscreva no nosso YouTube!

Nesta importante data para o futebol, relembre alguns importante goleiros que passaram pelo Verdão e marcaram seu nome na história do clube:

Jairo: O Pantera Negra, como era chamado pela torcida, defendeu a camisa Alviverde de 1972 a 1976 e retornou em 1983, onde ficou por mais quatro anos e meio. Totalizando 410 partidas, é o jogador que mais atuou pelo clube Coxa-Branca. Foram seis paranaenses conquistados, além do Torneio do Povo em 1973 e o Brasileiro de 1985. Jairo também se destacou atuando pelo Corinthians e chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira. Em 2019, aos 72 anos, veio a falecer em decorrência de um câncer.

Rafael Cammarota: Herói da conquista do título de campeão brasileiro em 1985, Rafael é considerado um dos grandes ídolos do Coritiba. O defensor chegou no Verdão no ano da conquista e foram 150 partidas disputadas durante suas duas passagens. Toda a sua carreira foi disputada no Brasil e chegou a jogar pelo rival Athletico. Aos 69 anos, Cammarota já não tem mais vínculo direto com o futebol.

Fernando Prass: O goleiro atuou pelo Coritiba entre 2002 e 2005 e estava presente no elenco que conquistou uma vaga para a Copa Libertadores. Foram dois títulos do Campeonato Paranaense conquistados (2003 e 2004) em 130 jogos disputados. Marcou seu nome também atuando pelo Palmeiras e Vasco. Atualmente, aos 43 anos, já não atua nos gramados, mas trabalha como comentarista na TNT Sports.

Vanderlei: Goleiro titular do vice da Copa do Brasil em 2012, Vanderlei atuou por oito temporadas no clube Coxa-Branca. Somando 301 partidas vestindo o manto Alviverde, é o 8º jogador que mais atuou meu clube. Se destacou também defendendo o Santos e atualmente está no Operário-PR, aos 38 anos.

Wilson: O mais recente dentre os citados, Wilson é considerado, por grande parte da torcida, como ídolo do Coritiba. O goleiro chegou em 2015 e passou por anos difíceis do clube e mesmo recebendo diversas propostas para deixá-lo, seguiu e marcou seu nome. Foram 296 jogos e 11 gols marcados. No início deste ano, por motivos pessoais, rescindiu com o Verdão e retornou para o Figueirense, que disputa a Série C do Brasileiro, e marcou seu primeiro gol na partida de reestreia após 10 anos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo