Flamengo

Diego, Berrío, Lucas Silva… Jogadores do Flamengo com término de contrato em dezembro de 2020

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

A pandemia foi algo que dificultou bastante todos os clubes, até mesmo o Flamengo, que é um dos clubes com poderio financeiro em alta escala. Com isso, enxugar a folha salarial é algo pensado pela diretoria rubro-negra, e o ponto essencial é avaliar os contratos que vão se encerrar em dezembro de 2020. No momento, Diego, Berrío, Diego Alves, Lucas Silva e Matheus Dantas os que tem contratos que vão terminar no final do ano. Além deles, Pedro e Pedro Rocha terminarão seus acordos de empréstimos e tem opção de compra.

A começar pelo meia Diego. Aos 35 anos, o jogador mostrou capacidade de se reinventar dentro do rubro-negro e conseguiu mostrar a sua qualidade na época de Santos. Apesar de não ser unanimidade entre os torcedores, é tido como um grande líder no atual elenco do Flamengo. Além disso, na final da Libertadores da América, em 2019, o meia foi fundamental para a virada sensacional. Isso porque, o camisa 10 entrou no segundo tempo e fez o lançamento que culminou no segundo gol de Gabigol, o da virada sobre o River, e do bicampeonato do Flamengo.

Diego Alves é mais um a entrar na fila que está próximo de se aposentar, porém ainda pode render muito mais. O goleiro assumiu o papel de protagonismo e divide o posto de capitão com Diego e Éverton Ribeiro. O jogador levantou os títulos do Carioca, do Brasileiro, da Libertadores, da Recopa Sul-Americana e da Supercopa do Brasil.

Indo para o ataque, o colombiano Berrío perdeu espaço com as chegadas dos homens de frente, como Gabigol, Bruno Henrique, Everton Ribeiro. Contratado com status de promessa, o atleta jogou apenas 24 vezes com a camisa carioca e marcou um gol na temporada passada. É mais um que não terá contrato renovado e, por enquanto, irá aproveitar o bom momento do clube para tentar se sobressair no time de Jorge Jesus.

Os jovens Lucas Silva e Matheus Dantas também tem situações bem delicadas. Com o elenco recheado, o atacante e o zagueiro, respectivamente, devem seguir rumos diferente, seja para pegar experiência ou até mesmo enxugar a folha salarial. Depois de empréstimo de Rafael Santos ao futebol do Chipre, clube ainda aguarda ofertas por Pepê, Hugo Moura e Vinícius Souza, e não dificultará na liberação. Estes últimos devem ser liberados para diminuir a folha salarial.

EMPRÉSTIMOS…

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O atacante Pedro também entra no balaio. Ele foi contratado pelo Flamengo por empréstimo até dezembro deste ano, com valor fixado em 1 milhão de euros (cerca de R$ 4,6 milhões na cotação da época). Caso a opção de compra seja executada ao final deste vínculo, o valor será descontado do montante. O mais novo passo da diretoria carioca é conversar com a Fiorentina, da Itália, para estender o prazo de pagamento pelo empréstimo do atacante Pedro.

Além dele, o presente de Natal do ano passado está na lista. O atacante Pedro Rocha, que foi anunciado em 24 de dezembro, está emprestado pelo Spartak Moscou, da Rússia. Ao término do contrato, o Flamengo terá a opção de compra dos direitos econômicos do jogador por cerca de 8 milhões de euros (R$ 35 milhões).

Enquanto isso, o clube trabalha para tentar amenizar as consequências da pandemia. Mas um fator a se ressalta, é que a diretoria conseguiu a permanência do técnico Jorge Jesus, que mudou completamente o estilo de jogo do Flamengo e do modelo tático do futebol brasileiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo