Corinthians

Diferença na pontaria pode determinar o duelo entre Corinthians e Fortaleza

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians segue em Itaquera para a quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Dessa vez, receberá o Fortaleza, na quarta-feira (26) às 21h30. Ambos os times estão na parte de baixo na tabela – o paulista em 14° e o cearense em 16°. Mas, ainda que com a mesma pontuação, quatro pontos, o Timão tem um jogo a menos.

Um dos problemas do Corinthians na volta do futebol, ainda no Campeonato Paulista, era a finalização. Pouco se chutava para um time que dependia de resultados positivos, e os homens de frente tinham médias rasteiras de arremates ao gol. Os resultados vieram, mas a performance seguiu em baixa, principalmente de Luan. No Brasileirão, o começo também foi devagar e o time só deslanchou contra o Coritiba, na última rodada. 

Melhoras no poder de fogo

Nos três jogos que disputou até aqui no campeonato (Atlético-MG, Grêmio e Coritiba), o Corinthians conseguiu números médios razoáveis, muito pela última partida. Na ocasião, o Timão atingiu o seu recorde de finalizações no ano, com 23 chutes a gol. Dessa forma, segundo dados do Opta Sports, o alvinegro tem média de 10.3 arremates por jogo. A precisão é um dos pontos notáveis dessa crescente, onde o clube se encontra com 65% de aproveitamento. 

Mesmo sem os ótimos números do bombardeio da última rodada, até as estatísticas mais modestas dos dois primeiros jogos do campeonato se mostram sólidas em aproveitamento. Dos cinco chutes que deu contra o Atlético-MG, acertou dois e fez dois gols. Contra o Grêmio, finalizou oito vezes ao total e cinco na meta adversária. Já contra o Coritiba, onde a média disparou, foram 23 finalizações (17 delas de dentro da área) e 13 acertos. Dito isso, o Corinthians pode se apoiar na boa pontaria diante de um adversário que vem tendo problemas nesse mesmo quesito.

Mira fraca do adversário

O time de Rogério Ceni começou o campeonato devagar, tanto nos resultados quando no desempenho. Em cinco partidas, chutou 33 vezes ao gol, um número baixo se comparar que, em quatro jogos, o Corinthians (que não tem sido tão incisivo), teve 31 finalizações. Desse modo, o Fortaleza acaba com 8.2 arremates por jogo, uma estatística que mostra a pouca agressividade do time. E não é como se a equipe fosse dominada nos jogos – na verdade, mostrou equilíbrio em boa parte da campanha. Tem, em média, 50.5% de posse de bola ao longo da competição.

O que pode preocupar o Fortaleza e ser um alívio corintiano é, além de tudo, a pontaria ruim do tricolor. Dos 33 chutes a gol no Brasileirão até aqui, acertou apenas 10. Isso dá uma média de 30% e evidencia a deficiência nas conclusões da equipe. Mesmo assim, os comandados de Ceni podem levar perigo ao gol do Corinthians com sua boa precisão em lançamentos e ataques rápidos pelos lados

Para saber tudo do Corinthians, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo