Por Dentro do Jogo

Diferentes nas cifras e no nível técnico, Verdão e Flu foram iguais na pobreza de ideias

Confira a análise feita pelo colunista Rodrigo Coutinho sobre o fraco jogo entre Fluminense e Palmeiras no Maracanã

Fluminense e Palmeiras protagonizaram um jogo de nível muito baixo nesta quarta, no Maracanã. O empate por 1×1, válido pela 2ª rodada do Brasileirão, acabou sendo um resultado justo pela equiparação da mediocridade entre ambos. O Tricolor não tem um grande elenco. Odair Hellmann, em sua curta carreira, também não tem um trabalho vistoso ofensivamente. Já o Verdão possui material humano mais farto e tem Vanderlei Luxemburgo à beira do campo. Ele prometeu algo bem diferente quando foi contratado pelo clube. Até aqui não entrega nem sombra disso.

Como as equipes iniciaram taticamente

Odair seguiu sem Matheus Ferraz no seu miolo de zaga. Luccas Claro mais uma vez foi titular. Yuri foi sacado, Dodi recuado, e Michel Araújo entrou no meio. Fred foi o titular na referência ofensiva e Evanilson iniciou aberto pela esquerda. Marcos Paulo perdeu espaço. Luxemburgo mexeu bastante no Palmeiras. Weverton, Felipe Melo e Gustavo Gómez foram desfalques. Patrick de Paula, Willian e Ramires começaram no banco. Luan e Vitor Hugo formaram a zaga, Jailson entrou na meta. Bruno Henrique, Raphael Veiga e Zé Rafael entraram no meio. Gabriel Menino jogou aberto à direita.

Não bastasse o péssimo gramado do Maracanã, Palmeiras e Fluminense contribuíram técnica e taticamente para um 1º tempo muito desinteressante. O Verdão, mesmo com mais potencial e investimento alto na montagem do elenco, preferiu esperar a iniciativa do Tricolor. Marcava forte a partir da metade do campo com seus encaixes dentro do setor e travava o já limitado time da casa. Desta forma roubou uma bola e abriu o placar.

Fred, totalmente fora de ritmo, recuou até a linha média para receber de costas e foi atropelado por Vitor Hugo, que roubou a bola. Zé Rafael serviu Luiz Adriano em profundidade e ele bateu no canto de Muriel aos 14 minutos. O gol mostrou a região do campo onde o Fluminense mais trocava passes. A entrada do campo de ataque, mas sem nenhuma profundidade ou movimentos coordenados no ataque.

Os laterais ocupavam a amplitude, Evanilson e Nenê flutuavam pra dentro, tentavam receber de Michel Araujo, Dodi ou Yago Felipe entre as linhas, mas não se desmarcavam corretamente, e ainda padeciam da lentidão e pouca verticalidade do trio de meio. O Palmeiras tentava explorar contra-ataques, mas errava constantemente ao retomar a bola.

Fred saiu lesionado aos 32′. Marcos Paulo entrou e o garoto Evanílson foi jogar de centroavante. O Fluminense seguia mal ofensivamente, mas pelo menos tinha mais vitalidade e movimentação no ataque. À base de um passe forçado de Egídio e resvalado por Marcos Paulo, Evanilson fez um bonito giro em cima de Viña e marcou um lindo gol para empatar de canhota.

O Palmeiras em fase ofensiva também oferecia muito pouco. Uma tremenda decepção pelo material humano que tem. Luxa ainda inverteu Gabriel Menino e Rony de lado para tentar mais profundidade pela direita, mas nada acontecia. Era um time totalmente aleatório para atacar. Dependente da individualidade de cada atleta.

A ficha do jogo com os detalhes da partida e as notas dos atletas

Pouca coisa mudou na 2ª etapa. Apenas uma chance clara de gol foi criada e desperdiçada de forma incrível por Luiz Adriano. Ganso entrou pelo Fluminense. Lucas Lima, Willian, Gustavo Scarpa e Patrick de Paula pelo Palmeiras. Todos eles são criativos, mas o futebol de hoje mudou. Empilhar atletas talentosos e esperar que eles por si só criarão algo não é mais aconselhável quando se precisa de criação regular.

Neste recorte, Odair precisa sim ser cobrado. O Fluminense pode jogar mais. É um time pobre de ideias ofensivas, mas a comparação com Luxemburgo é até desleal. Olhar o elenco do Palmeiras e acompanhar o futebol jogado chega a dar tristeza. Certamente o torcedor alviverde mais atento não está nada contente com o rendimento do time, não se ilude com título estadual.

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Inter busca manter os 100% no primeiro confronto contra Odair - Esporte News Mundo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo