Corinthians

Dirigentes do Corinthians reforçam apoio a Mancini: “Trabalho está sendo bem feito”

Corinthians Timão Mancini Alessandro Roberto
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Pressionado, o técnico Vagner Mancini foi mais uma vez respaldado por diretores do Corinthians nesta terça-feira (27). Em entrevista coletiva, o diretor de futebol Roberto de Andrade e o gerente de futebol Alessandro Nunes manifestaram apoio ao comandante e elogiaram o trabalho feito até agora.

“A visão da diretoria é que ele está bem, fazendo bom trabalho. A gente vem falando todo dia: time muda, oscila por isso. São jogos de dois em dois dias, não dá para repetir o time, precisa alternar para ninguém se contundir. Agora, a gente subiu um monte de menino que estamos alternando a titularidade, sabemos que é preciso ter paciência. Todo início é dessa forma, ganhar confiança, cada um tem muito a dar, nem todos mostraram tudo que podem ainda. Não é a mudança de treinador que fará o Corinthians ficar melhor. Se não estivesse bem, diretoria iria fazer seu papel e mudar”, declarou Roberto.

“O que nos dá confiança é o acompanhamento diário dos treinos, reuniões, de tudo conforme performance do treinador junto aos atletas. Tudo te traz confiança de que o trabalho está sendo bem feito. Se não tivéssemos acompanhando, seria produtividade, que está boa, mas o time não está bem. Mas o nosso caso é estar aqui todo dia, de manhã e noite. Sabemos da conduta dele, da relação com o grupo. Estamos passando por uma estruturação. Isso leva tempo, qualquer treinador aqui teria os mesmos problemas, somado ao fato de jogo dia sim e dia não. O trabalho está sendo bem feito”, acrescentou o diretor.

No dia anterior à vitória por 2 a 0 no clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, pelo Paulistão, torcedores do Corinthians foram à porta do CT Dr. Joaquim Grava para protestar contra a diretoria, o treinador e o futebol apresentado pela equipe.

Contratado em outubro do ano passado, Mancini engatou uma boa sequência e conseguiu livrar o Timão da briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Contudo, o desempenho caiu em 2021, apesar de os resultados não mostrarem. São sete vitórias, cinco empates e apenas uma derrota em 13 jogos disputados na temporada. Ao todo, o técnico soma 38 partidas, com 17 vitórias, 12 empates e nove derrotas desde que chegou.

“Olha, aqui na verdade existe segurança no alinhamento do trabalho. Não é só conversa nossa, mas auxiliares, área física e isso se estende aos atletas. Comunicação aberta com eles, estamos em posição superior, mas precisamos fazer o departamento ser comunicativo. É respeitar o que o corpo mostra, o campo e desempenho. Fazemos de tudo para que todos trabalhem bem. Escolhas são técnicas, Mancini nos consulta e damos opiniões. Ele tem feito mudanças com tranquilidade. Experiente, comanda times há tempos. Tem segurança na tomada de decisão. Faz mudanças pertinentes e com segurança”, completou Alessandro.

Já classificado no Campeonato Paulista, o Corinthians lidera o Grupo A com 21 pontos conquistados em dez rodadas. O clube do Parque São Jorge volta a campo nesta quinta-feira (29), às 19h15 (de Brasília), quando encara o Peñarol-URU, na Neo Química Arena, pela Copa Sul-Americana.

Veja outras respostas dos dirigentes na entrevista coletiva:

Pressão sobre Vagner Mancini
Roberto: “Esse é o grande problema. Antigamente, a pressão era única vinda de jornalistas nos comentários. Hoje, você tem outros jornalistas que não são, como se fossem, Twitter, Instagram, Youtube. Todo mundo tem canal e fala de críticas e futebol. Esses caras são vistos e lidos, a paciência vai diminuindo. É fácil fazer crítica. Aqui dentro, não pisa um jornalista há mais de um ano. O que ele sabe, é informação nossa. Acabamos de ouvir uma pergunta aí, que veio com relatório, tivemos uma derrota, pontos ganhos e pressão é grande. Não sei se é grande para demitir ou futebol ser melhor. Estamos no meio de uma pandemia, jogando dia sim, dia não, não pode repetir o time. Tem que incluir a meninada, time oscila. Quando fala em oscilação, nível de futebol muda. Tudo por conta das mudanças. Não é fácil. Cabe a nós diretoria, deixá-lo tranquilo. Resultados estão vindo, trabalho é bom. Os três pontos estão sendo somados, isso deixa a gente mais confortável. A gente percebe no técnico uma preocupação, é desagradável trabalhar assim, mas é o que nós temos, rede social virou tribuna de massacre, máquina de moer gente como falava o Diniz no São Paulo. As pessoas não têm sossego para trabalhar. Mancini tem apoio de todos, principalmente dos atletas. Eles se dão muito bem, ele é muito respeitoso. Mudar o time a cada dois dias, põe gente no banco, e nesse tira e põe pode haver insatisfação de alguém, mas aqui todos entendem. Ambiente é excelente. Também queria saber de onde vem, todo mundo virou blogueiro, isso ou aquilo. Tem muito jornalista que trabalha em televisão ou rádio. Dá informação na rádio e no Twitter dá opinião. Fica difícil saber qual o certo. A soma de tudo isso vai provocando o torcedor. Hoje, o time perde um jogo e a torcida quebra tudo. Ponte Preta, Santos, Palmeiras. Estamos vivendo no mundo que daqui a pouco estará inviável, vamos ter que mudar para a lua. Ninguém toma atitude. Ministério Público ou Polícia se preocupa com faixa no campo. Atitude de cuidar da segurança de todo mundo, com estádio sendo depredado, não tem polícia. Aqui parece ser terra de ninguém”

Momento conturbado
Roberto: “Não tem data fixa para melhorar. Para entrar no mercado, é a qualquer hora. Não é que concorrente forte enfraquece a gente. Jogadores são oferecidos dez por dia. O motivo é nosso, nós que estamos dando passos para trás para dar passos mais seguros para frente. Não sei te precisar se são três meses, quatro, seis ou o ano todo. Sempre falo isso, prioridade do Corinthians é o futebol. Não é qualquer outro esporte. Estamos antenados nisso. Demos início a experiência com a garotada, vamos dar sequência. Não podemos parar esse trabalho no meio. No final do Paulista, talvez, a gente consegue fazer uma avaliação de quem sobressaiu e está perto de virar titular e ver se precisa de contratação pontual. Se precisar, faremos sim”

Luan
Alessandro: “Existe sim influência do departamento, não é só gerente e diretor. Elogios são quando existe ganho. Todos têm parcela atuante para que o atleta perfome bem. Muitos pontos para vestir a camisa e sentir bem. Luan vem tendo chance, vem crescendo. É um atleta que se dedica e muito. Enfatizamos muito isso. É profissional como os demais, vem se comprometendo com todas as normas. É natural que o departamento entregue a ele o que entrega aos demais. Faz parte da melhora, do crescimento. Estamos felizes com ele, sim”

Compra de vacinas contra covid-19 por clubes e federações
Roberto: “Primeiro que isso não está certo. Só se fala disso. A própria Conmebol recebeu 50 mil vacinas e não tomou atitude. Estamos falando de saúde pública. Não tenho experiência nisso de saúde, nem cuido da minha direito. Mas tem grupos prioritários, lidando com pessoas, que teriam mais necessidade de receber vacina do que atletas. Todos vão tomar. Atropelar as coisas, não é legal. Futebol não é melhor do que nenhum outro setor. Se a vacina for dada ao futebol, que não faça falta a outro grupo com necessidade maior”

Time Sub-20 do Corinthians
Alessandro: “Na verdade, não há entrave ou problema. Toda mudança gera um período de reflexão, estamos fazendo isso para tomar a melhor decisão. Não só para o sub-20, mas profissional, sub-23, etc… Sobre o sub-20, é área de formação, requer cuidado em qualquer alteração de profissional. O Alex está nos auxiliando, presidente participa para auxiliar na escolha. Não existe desconforto. Seja quem for o profissional, virá no momento certo para fazer com certeza um grande trabalho. Prioridade para alguém com ideias compatíveis”

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo