Futebol Internacional

Do prêmio Zarra ao título da Liga Europa, a ‘temporada perfeita’ de Gerard Moreno

Gerard Moreno
Foto: divulgação

Nascido em Santa Perpètua de Mogoda, na província de Barcelona, o espanhol Gerard Moreno começou cedo no futebol. Depois de passar por clubes da Catalunha durante a infância, logo acertou – em 2010, com então 18 anos – sua ida à equipe juvenil do Villarreal CF. Por lá, passou nada menos que cinco temporadas, sendo emprestado nesse meio tempo ao RCD Mallorca, até chegar à categoria profissional do Submarino Amarelo. Atingindo o auge na temporada 2020/2021, com o prêmio Zarra na LaLiga e o título (além da artilharia) da Liga Europa.

Antes disso, no entanto, o jogador ainda retornou à Catalunha, para defender as cores do RCD Espanyol (um dos clubes que defendeu no início de sua carreira). Permanecendo por lá por três temporadas, de 2015 a 2018, acertando sua volta ao clube de Valência. Onde, em 2019/2020, fez uma de suas melhores exibições na carreira – junto com o próprio clube, que retornou à Liga Europa, terminando em quinto na classificação geral da LaLiga Santander. O que ele não sabia, no entanto, é que o melhor mesmo ainda estava por vir.

Em entrevista especial à LaLiga no meio desta temporada, Moreno disse: “olhando para trás, a gente pode refletir e ver que fizemos uma boa campanha, de forma coletiva. Nós sofremos bastante durante a temporada, e conseguimos tirar toda a pressão das costas com o que fizemos. Estamos muito empolgados para essa nova temporada, tanto na LaLiga quanto na Liga Europa”. Meses mais tarde, marcaria nada menos que 30 vezes em 46 partidas, dando ainda mais sete assistências, sendo fundamental para o clube amarelo.

Gerard Moreno – que também terminou em alta a competição nacional, conquistando seu segundo prêmio individual na LaLiga (o prêmio Zarra, de maior artilheiro espanhol na temporada), acrescentou: “artilheiros precisam de temporadas assim”. Depois de marcar impressionantes 18 gols em 2019/2020, sendo responsável pelo fim do domínio de Iago Aspas – que havia faturado a premiação nas três temporadas anteriores, de forma consecutiva, o espanhol ampliou essa marca para 23 tentos em 2020/2021. Moreno foi, ainda, o primeiro jogador do Submarino Amarelo a conquistar tal premiação.

Para dar continuidade ao bom momento do clube na última temporada, o Villarreal foi ao mercado e trouxe jogadores como Francis Coquelin, Dani Parejo, Takefusa Kubo, Gero Rulli, Pervis Estupiñán, entre outros – além, é claro, do técnico Unai Emery, também conhecido como ‘Mister Europa League’, pelos atuais quatro títulos do torneio (o maior vencedor da competição). O comandante foi muito elogiado por Moreno.

“O clube está fazendo um grande esforço para trazer ótimos jogadores. Emery é muito próximo do elenco, ele gosta de conversar bastante, ele vive o futebol. Ele demonstra toda a paixão que tem pelo que faz, e isso é contagiante. Queremos ser aguerridos e competitivos. Espero que possamos mostrar isso dentro de campo”. E mostraram. O início da temporada não foi dos melhores, é verdade, mas logo o clube se recuperou e mostrou força.

Gerard parecia até saber que coisas boas estavam por vir. Na já citada entrevista à LaLiga, o artilheiro pediu um pouco de paciência e demonstrou ter certeza do sucesso amarelo: “é um projeto que precisa de tempo, principalmente porque mal tivemos uma pré-temporada com o grupo todo. Mas, pelo que eu vejo da equipe, dentro e fora de campo, tenho certeza que as coisas caminharão muito bem”, finalizou.

Gerard Moreno terminou a temporada como grande artilheiro do Villarreal CF, com 30 gols. Sendo, também, o artilheiro espanhol da LaLiga Santander (prêmio Zarra) com 23 bolas na rede – ajudando o clube a terminar na sétima colocação, com 58 pontos – e o melhor marcador da Liga Europa, com sete tentos (incluindo um na grande final sobre o Manchester United, que abriu o placar e foi coroado com a conquista na disputa por pênaltis). O Villarreal CF conquistou, na ocasião, seu primeiro título de relevância internacional.

+Unai Emery vence sua quarta decisão de Europa League em cinco finais e também celebra primeiro título da historia do Villarreal

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo