Atlético-MG

Documentário sobre o Atlético-MG é aceito no Festival de Cinema de Rotterdam

O documentário “Lutar, Lutar, Lutar”, que conta a história do Atlético-MG de 1908 a 2014, foi aprovado no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam. A novidade foi publicada pelo roteirista e produtor do filme, o jornalista Fred de Melo Paiva, em sua coluna no Estado de Minas, neste sábado.

Neste ano, o Festival de Rotterdam, um dos mais tradicionais no mundo, realiza sua 50ª edição, que será realizada entre 2 de junho a 6 de junho de 2021. De acordo com o site do evento , ‘a seleção oficial inclui mais de 570 longas, médias e curtas metragens de quase 90 países’.

Antes de chegar à Holanda, o documentário, que tem o nome em alusão ao hino do alvinegro, foi exibido pela primeira vez em terras argentinas, no Festival de Cinema Independente de Buenos Aires (Bafici).

O filme

Dirigido pelos cineastas mineiros Helvécio Marins Júnior e Sérgio Borges, a obra conta com roteiro e produção de Fred Melo Paiva, jornalista. A produção tem 110 minutos – de 400 horas de material de arquivo – e traz uma série de entrevistas com ex-técnicos, ex-jogadores do clube e ex-dirigentes do clube. Entre os ex-atletas alvinegros entrevistados, por exemplo, estão: Vavá, Reinaldo, Éder Aleixo, Toninho Cerezo e Luizinho e alguns jogadores campeões da Copa Libertadores de 2013.

O enredo do documentário conta sobre a rivalidade e lances polêmicos nas partidas do alvinegro contra o Flamengo, na década de 80, e a volta por cima do clube mineiro na Copa do Brasil de 2014, nas semifinais, quando bateu o próprio Flamengo por 4 x 1 no Independência. após perder a primeira partida por 2 x 0, avançando às finais e conquistando o título em cima do Cruzeiro, maior rival. A produção também aborda momentos ruins do Atlético-MG ao longo da história, como a queda do time para a série B do Brasileirão.

A ideia inicial era que a produção estreasse na mostra de cinema de Tiradentes, em praça pública, que acabou não acontecendo devido à pandemia de Covid-19.

+Maior disparidade técnica entre Atlético-MG e Cruzeiro na história? Ex-jogadores, ex-técnicos e personalidades do futebol respondem

Para saber tudo sobre Atlético-MG, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo