Atlético-MG

Dodô não vê novidade no esquema utilizado na final do Mineiro e se coloca à disposição para jogar em outras posições

Dodô não vê novidade no esquema utilizado na final do Mineiro e se coloca à disposição para jogar em outras posições
Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Após o Atlético-MG ter empatado sem gols contra o América-MG no último domingo (16), parte da torcida e da imprensa questionou bastante o técnico Cuca por ter utilizado uma formação muito diferente do que vinha usando durante a temporada, com Réver atuando como volante e os laterais Dodô e Guilherme Arana atuando juntos.

Em entrevista coletiva na Cidade do Galo na tarde dessa segunda-feira (17), o lateral-esquerdo Dodô saiu em defesa do treinador, dizendo que o esquema utilizado contra o América-MG não era novidade e tratando com naturalidade essas mudanças devido à qualidade do elenco do Atlético-MG.

— A gente já tinha atuado assim em outras oportunidades. Não tínhamos iniciado um jogo assim ainda, mas, se eu não me engano, em outras três ou quatro ocasiões, a gente já tinha jogado dessa maneira. Inclusive, com três vitórias, sendo uma contra o América, então não era nenhuma novidade. Estávamos preparados para essa opção do Cuca e, como ele já disse ontem, tivemos um bom resultado para levar para o sábado que vem no Campeonato Mineiro. Essa função com o Réver de volante a gente usou lá na Colômbia, no final do jogo, nos treinamentos já tínhamos provado alguma coisa parecida. Ele optou por iniciar assim nesse jogo contra o América e essa mudança de jogadores no time titular faz parte e acho que, tendo um elenco qualificado como o Atlético tem, é normal que o treinador faça mudanças, é justamente para isso que se faz um elenco de qualidade, para ele poder tomar as decisões de acordo com cada jogo.

Além disso, Dodô também exaltou a oportunidade de todos os jogadores terem mais minutos em campo, devido ao calendário apertado do Atlético-MG com as decisões do Campeonato Mineiro e a Copa Libertadores.

— Neste momento de jogos em sequência, muito pertos um do outro, a gente pode ter a oportunidade de todos os jogadores terem mais minutos, mais chances em campo. Era o esperado, temos trabalhado em cima disso e vamos ver como vai estar as condições físicas dos jogadores, acredito que não teremos problemas graças à estrutura do Galo. Acho que todo mundo vai estar à disposição e ele (Cuca) vai poder tomar a melhor decisão para o clube.

O treinador Cuca já mostrou criatividade em utilizar jogadores em outras funções que não são de origem, como foi no último domingo. Dodô, inclusive, se mostrou à disposição para atuar mais à frente, como meia, mas também reconhece a preferência pelo seu companheiro de posição Guilherme Arana devido à característica dos jogadores.

— Por enquanto, o Cuca optou por me usar apenas ali na lateral-esquerda, em outros momentos da minha carreira eu atuei em outras posições, mas, por enquanto aqui no Atlético, eu tenho jogado só na lateral, mas também um pouco por conta das minhas características. O Arana é um jogador muito mais agudo do que eu ali na frente, eu tenho a característica muito mais de construção do que de ser agudo lá no ataque. Talvez, por isso, o Cuca tem optado por me utilizar desta maneira, mas se precisar, eu posso sim jogar em outras posições, como todos os jogadores e como já tem acontecido, a maioria dos jogadores já atuaram em mais de uma posição este ano.

Dodô revela, inclusive, que começou a sua carreira como jogador atuando quase como um meia atacante e diz que gosta de atacar.

— Eu gosto de atacar, nasci no futebol como um meia armador, quase um atacante e, durante a base, os anos de futebol, eu acabei me especializando na lateral, mas joguei de início em outras posições mais ofensivas. Acho que cada jogo é uma história diferente, eu interpreto dessa maneira. A primeira função do lateral é fazer parte dessa linha de quatro da defesa, mas em alguns jogos você ataca mais, em outros defende mais, isso depende muito do resultado parcial durante a partida ou características dos jogadores adversários, são muitas coisas coisas que influenciam o modo de jogar. Talvez para o torcedor ou para alguém de fora possa parecer que um jogador só defende e o outro só ataca, mas nenhum jogo é igual ao outro.

Para ficar informado sobre tudo que acontece com o Atlético-MG, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo