Futebol Internacional

Fifa testa novas regras para o futebol visando agilidade das partidas

Fifa
Imago Images

A Fifa está estudando mudanças nas regras do futebol em um torneio amistoso, Future of Football Cup, disputado na Holanda, com jovens das categorias de base de clubes como PSV e RB Leipzig. Ao longo da história, as leis do futebol foram alteradas algumas vezes, tendo a última mudança significativa ocorrido em 1992, quando os goleiros deixaram de pegar a bola com as mãos após recuos com os pés de seus companheiros.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Segundo apuração do jornal espanhol Mundo Deportivo, as novas regras visam agilizar o jogo, visto que uma das reclamações mais rotineiras são de partidas lentas e paralisadas com frequência, seja pela arbitragem ou pelos jogadores. Confira quais seriam as novas regras.

+Leia mais sobre futebol internacional clicando aqui

-Dois tempos de 30 minutos: além da redução de 15 minutos na contagem atual, o jogo seria parado toda vez que a bola saísse das quatro linhas, seguindo a linha de outros esportes como basquete e futebol de salão. A ideia da Fifa é garantir que os 30 minutos sejam efetivamente jogados.

-Substituições ilimitadas: tradicionalmente, os treinadores podem alterar seus times três vezes. Com a pandemia, a regra mudou para cinco mudanças, por conta do desgaste físico dos atletas devido ao período de inatividade e calendário inflado. A Fifa propôs um número de substituições ilimitado.

-Lateral cobrado com o pé: “pegando emprestado” a regra do futsal, a ideia da entidade é deixar as cobranças de lateral mais dinâmicas e criarem chances de gol mais perigosas no ataque.

-Suspensão temporária por cartão amarelo: por fim, o jogador que fosse punido com o cartão amarelo teria de deixar o campo de jogo por cinco minutos, também em regra parecida com a do futebol de salão. No entanto, a suspensão temporária não anularia as expulsões dos cartões vermelhos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo