Athletico

Dorival está dando oportunidade para os jovens?

Vitinho no clássico Atletiba Foto: Divulgação/AthleticoPr

O Athletico é um dos principais times formadores de jovens atletas no Brasil, revelando craques para Europa e para a Seleção Brasileira. Na equipe atual, boa parte do elenco é formado na base. Dos 23 relacionados para a primeira partida da final do Campeoanto Paranaense, dez são atletas das categorias de formação. Mas a questão que fica é se os promissores atletas estão ganhando oportunidades suficientes de Dorival Júnior para mostrar trabalho.

Dos titulares no clássico diante do Coritiba, apenas Santos, que já é atleta profissional desde 2010, e Lucas Halter são de origem da base atleticana. Após o retorno do futebol, muito se esperava das oportunidades para atletas como Pedrinho, Jajá, Bruno Leite, Vitinho, Khellven, Christian, e Abner (não é formado no Athletico, mas foi contratado ano passado com 19 anos). Dos atletas citados, apenas Vitinho, Bruno Leite e Abner tiveram partidas como titulares.

Abner atuou diante do Londrina e também do Coritiba (ocasião em que era o único lateral-esquerdo disponível para a partida). Já o atacante Vitinho e o meia Bruno Leite atuaram na partida contra o FC Cascavel, confronto que o Athletico tinha uma vantagem por ter ganhado a ida por 5 a 1. Os demais jovens não chegaram a atuar 60 minutos nesse retorno do futebol. Sobre a presença dos atletas, o treinador do Athletico colocou que o calendário apertado é um fator que prejudica a inserção desses jovens.

– Eles estão tendo uma prova de fogo e em uma situação em que eu gostaria que eles tivessem pelo menos umas 20 partidas jogando. Só que este ano foi muito atropelado, estamos tendo que montar uma equipe ao mesmo tempo que jogar um campeonato regional.

Pedrinho e Luan Patrick durante o treino na equipe principal Foto: Divulgação/AthleticoPR

Uma das posições que mais gera desconforto com a torcida é o ataque pelo lado esquerdo, setor que Carlos Eduardo vem atuando. Essa é uma faixa do campo que tem bastantes jovens na briga pela posição, como Jajá, Pedrinho e Vitinho. O último teve a oportunidade no segundo tempo do clássico e fez a jogada que resultou o gol que deu vantagem para o Athletico. O atacante falou após a partida sobre a sensação de sair do banco para ajudar a equip

– A gente fica no banco, analisando o jogo e pensando o que podemos fazer se entrar, por ter entrado no intervalo, eu estava um pouco mais leve do que os outros jogadores. Fui feliz de receber a bola do Wellington e ter feito o cruzamento que resultou no gol do Cittadini.

Vitinho vive a expectativa de receber mais minutos e até ser titular na próxima quarta-feira. Outro jovem que pode ganhar minutos é o lateral-direito Khellven, que entrou no decorrer da partida no lugar de Jonathan, que fez uma partida bem fraca e tem sofrido com a parte física. O jogador de 34 anos não atua por 90 minutos desde 14 de agosto de 2019, no confronto do Athletico diante do Grêmio na Copa do Brasil.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo