Futebol Internacional

Dortmund vence fora de casa, respira na Bundesliga e aumenta a crise do Werder Bremen

FOTO: DIVULGAÇÃO / TWITTER BORUSSIA DORTMUND

A 12ª rodada do Campeonato Alemão nesta terça-feira (15), colocou frente a frente dois times que vivem uma difícil fase na atual temporada. Mandante no jogo, o Werder Bremen chegou com uma sequência negativa de oito partidas sem vitórias (5 empates e 3 derrotas), enquanto o Borussia Dortmund buscava se reestruturar após a goleada sofrida para o Stuttgart. O 5 a 1 dentro de casa acabou ocasionando a demissão do técnico Lucien Favre. No final das contas, o Weserstadion acabou sendo palco de nova vitória do Borussia Dortmund na Bundesliga após três rodadas

Diante das circunstâncias, a vitória se mostrava fundamental para as duas equipes, que chegaram para a partida com desfalques. Ainda sem contar com Haaland, lesionado, o técnico Edin Terzic, efetivado até o final da temporada, mandou a campo o jovem Youssoufa Moukoko, de apenas 16 anos. Pelo lado do Bremen, também muitos problemas no setor ofensivo e apenas uma opção de ataque: Sargent.

A primeira boa chance no jogo foi do Borussia Dortmund. Em boa escapada pela esquerda, Reus foi ao fundo e cruzou tentando buscar Moukoko, no entanto o jovem jogador do Dortmund chegou um pouco atrasado e não conseguiu concluir. Até que aos 11, os visitantes conseguiram sair em vantagem. Sancho tabelou com Bellingham pela direita e chutou, a bola pegou na zaga e sobrou com Raphael Guerreiro. O português dominou e, sem deixar a bola cair, colocou para a rede de perna esquerda: Borussia 1 a 0.

Melhor no jogo, o Borussia Dortmund criou outra boa chance aos 20 minutos. Marco Reus armou rápido ataque pela esquerda e arriscou de fora da área, mas Pavlenka defendeu com tranquilidade. Aos 27 veio o empate do Weder Bremen. A zaga do Dortmund saiu jogando errado, Osako recuperou e serviu para Eggenstein, que tabelou com Selassie e deixou para um forte chute de Mohwald de fora da área: 1 a 1.

A partir do gol sofrido, o Borussia Dortmund passou a se mandar para o campo de ataque, mas ainda sem muita organização. A equipe passou a forçar jogadas pelas laterais tentando bolas aéreas para surpreender o adversário. Enquanto isso, o Bremen optava mais por esperar as ações do Dortmund para buscar sair no contra-ataque. Aos 41, em cobrança de falta pela esquerda, Reus jogou na área e Akanji apareceu para finalizar, mas Pavlenka salvou mais uma. Aos 43 o time mandante deu a resposta em boa escapada de Augustinsson pela esquerda, o sueco finalizou no ângulo esquerdo, mas Burki salvou dando números finais ao primeiro tempo.

Pavlenka comete erro e Reus define vitória do Borussia Dortmund

Na volta para a segunda etapa, as equipes retornaram sem alterações, mas a primeira grande chance foi do Dortmund. Marco Reus fez jogada pela direita e cruzou para Moukoko, mas o jovem atacante mandou pela linha de fundo. Aos 12 o Borussia consegui balançar as redes, mas o lance foi anulado pela arbitragem devido ao impedimento de Sancho, que havia marcado.

O Werder Bremen demorou a chegar e só realmente assustou o goleiro Burki aos 15, quando Augustinsson bateu falta com muito perigo após desvio na barreira. Aos 17, Guerreiro recebeu pela esquerda e cruzou na medida para Moukoko, o atacante matou no peito e tentou finalizar, mas acabou fazendo falta sobre Toprak. As primeiras alterações do jogo foram do Bremen, com as entradas de Leonardo Bittencourt na vaga de Sargent e Woltermade no lugar de Mohwald.

Aos 25, Guerreiro lançou para Sancho pela direita, o inglês foi ao fundo e cruzou para Reus, mas o goleiro Pavlenka fez outra boa defesa para impedir o gol do Dortmund. Na sequência os dois times mexeram: No Bremen entrou Erras e saiu Osako, enquanto no Dortmund Brandt substituiu Bellingham.

Até que aos 31, o goleiro Pavlenka, que fazia um bom jogo, errou e cometeu um pênalti sobre Akanji. No cruzamento de Brandt pela direita, o goleiro não conseguiu encaixar a bola e, na dividida, acabou derrubando o zagueiro do Dortmund. Na cobrança, Reus bateu no canto esquerdo e Pavlenka defendeu, mas no rebote o próprio Reus marcou: Borussia 2 a 1.

Na sequência do gol, o Borussia Dortmund mexeu novamente e Emre Can foi a campo no lugar de Moukoko. Depois, Zagadou substituiu Hummels e Piszczek entrou para a saída de Bauza. Com postura mais defensiva, o Dortmund viu o Werder Bremen arriscar tudo no final em busca de um empate. Para isso, Schmid e Agu ainda entraram nas vagas de Mbom e Toprak, mas pouco produziram mesmo com os cinco minutos de acréscimos.

Com o resultado positivo, o Borussia Dortmund chegou a 22 pontos e assumiu a quarta colocação na tabela, mas ainda pode ser superado pelo Wolfsburg na sequência da rodada. O Werder Bremen permanece com 11 pontos e se aproxima da zona de rebaixamento. Na próxima rodada do Campeonato Alemão, o Borussia Dortmund vai visitar o Union Berlin, na sexta-feira (18), às 16h30 (de Brasília). Já o Werder Bremen, também fora de casa, mede forças diante do Mainz 05, no sábado (19), às 11h30 (de Brasília).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo