Futebol

Dortmund vence Mainz fora de casa e garante a vaga na próxima Champions League

Borussia Dortmund vence Mainz fora de casa e garante vaga na Champions
Foto: JB Sportfoto/Bywaletz via Imago Images

Em jogo válido pela penúltima rodada da Bundesliga, o Borussia Dortmund visitou o Mainz na Opel Arena neste domingo (16) e venceu pelo placar de 3 a 1. Raphael Guerreiro, Marco Reus e Julian Brandt marcaram para o Dortmund. Quaison descontou. Com o resultado, a equipe aurinegra garante vaga para a próxima Champions League. 

Domínio total do Dortmund na primeira etapa 

O Dortmund começou o jogo mais presente no campo de ataque. Os aurinegros tinham mais posse de bola e marcavam com os blocos altos para recuperar e pegar o sistema defensivo do Mainz desorganizado. Já o time da casa se posicionava em um 3-4-2-1. A ideia era utilizar uma linha de cinco em fase defensiva, compactar os blocos de marcação e diminuir os espaços para os visitantes. Quando tinha a posse, o Mainz recuperava e buscava sair em transição rápida. 

Aos 17 minutos, o Dortmund teve a sua primeira grande oportunidade. Depois de uma ação associativa pelo lado direito com Reus e Reyna, o americano foi acionado em profundidade e cruzou rasteiro para a grande área. A bola desviou no defensor e sobrou para Bellingham. O inglês bateu forte de perna direita e a bola saiu à esquerda do gol de Dahmen. 

O Borussia começou a preencher ainda mais o campo de ataque. O time rodava a bola de um lado para o outro e buscava os espaços na defesa do Mainz. E aos 22 minutos, saiu o primeiro gol dos visitantes. Depois de um cruzamento pela direita, a bola sobrou para Sancho. O inglês dominou e só rolou para Raphael Guerreiro. O português chegou de frente e acertou um lindo chute cruzado. 

Os aurinegros controlavam a partida. Continuavam com a posse e davam sequência. Neste sentido, é importante destacar o papel de Marco Reus. O capitão caía nos setores da bola e trabalhava com apoios para gerar jogo. Atrás do placar, o Mainz não conseguia achar mecanismos para pressionar o sistema defensivo dos visitantes. Os donos da casa não apresentavam fluidez na construção ofensiva e também ameaçavam pouco em transição rápida. 

Mas aos 38 minutos, o Mainz conseguiu finalizar pela primeira vez em direção ao gol de Burki. Onisiwo conduziu em velocidade, atravessou todo o campo, chegou à intermediária e finalizou por cima do gol da equipe aurinegra. 

Entretanto, o Dortmund continuava muito confortável na partida. E não demorou para sair o segundo gol dos visitantes. Sancho avançou com velocidade pelo lado esquerdo, invadiu a grande área e tocou para Marco Reus. O alemão só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes. Domínio total da equipe de Edin Terzic. 

Controle do Dortmund garante a vitória e a vaga na Champions da próxima temporada 

O Mainz voltou melhor no início do segundo tempo. Em seis minutos da etapa complementar, os donos da casa finalizaram duas vezes ao gol de Burki – mais do que em toda a primeira etapa. E aos poucos o time da casa começou a gostar do jogo. Principalmente por conta das ações ofensivas pelo lado direito do ataque com Brosinski. 

Aos 18 minutos do segundo tempo o Mainz teve a melhor oportunidade da partida. Latza pegou a sobra e chutou firme. A bola desviou em Dahoud e quase complicou Burki, que mandou para escanteio. 

Mesmo com uma proposta mais cautelosa no segundo tempo, o Dortmund conseguia chegar com perigo ao gol dos donos da casa. Em uma jogada de velocidade, Jadon Sancho quase fez o terceiro. O inglês recebeu na esquerda, foi para cima do marcador, cortou e finalizou colocado. Dahmen fez ótima defesa e impediu uma vantagem maior para os visitantes. 

No entanto, aos poucos o ímpeto ofensivo do Mainz caiu. O Borussia começou a controlar mais o resultado e já não sofria tanto como no início do segundo tempo. E deu tempo de marcar o terceiro gol. Em transição rápida, Haaland recebeu em profundidade e acionou Julian Brandt. O alemão invadiu a área, limpou o goleiro e aumentou o placar para o Dortmund. 

Os visitantes não deram mais chances para o time da casa. Porém, deu tempo do Mainz descontar no finalzinho. Thorgan Hazard colocou a mão na bola e o árbitro deu pênalti. Quaison foi para a cobrança e diminuiu o placar. 3 a 1 e vitória garantida para os aurinegros. 

Situação na Bundesliga: 

Com o resultado, o Mainz permanece na décima terceira posição com 36 pontos conquistados. O Borussia Dortmund sobe para o terceiro lugar, chega aos 61 pontos e confirma a vaga para a próxima UEFA Champions League. 

Agenda: 

Na última rodada da Bundesliga, o Mainz enfrenta o Wolfsburg no sábado (22), às 10h30. No mesmo dia e horário, o Borussia Dortmund enfrenta o Bayer Leverkusen no Signal Iduna Park. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo