Basquete

Draft NBA 1984: Um dos mais estrelados da história da Liga

O Draft de 1984 é conhecido como um dos melhores da história da NBA, ficou marcado por revelar vários jogadores que entraram no Hall da Fama do basquete. Aquele Draft foi realizado no dia 19 de junho de 1984, no teatro do Madison Square Garden, na cidade de Nova York, NY.

Os jogadores de maior destaque

Hakeem Olajuwon foi desta turma o número um do draft, escolhido pelo Houston Rockets. Escolhido pela equipe texana, ele liderou a equipe a dois títulos na liga, em 1994 e 1995 e também o MVP das finais nestas duas temporadas. O pivô foi também foi 12 vezes All-Star, 6 vezes selecionado para o Primeiro Time do All-NBA Team, assim foi incluído no Basketball Hall of Fame. É um dos maiores ídolos dos Rockets.

A segunda escolha ficou com Sam Bowie, um pivô com histórico de sucesso no ensino médio e na faculdade. Escolhido pelo Portland Trail Blazers, ele sofreu com lesões e nunca viu sua carreira decolar da maneira que muitos esperavam. Ele atuou por Blazers, New Jersey Nets e Los Angeles Lakers; se aposentou com números medíocres: 10.9 pontos e 7.5 rebotes, acertando pouco mais de 45% dos arremessos de quadra. Mesmo assim, jogou de 1984 a 1995 na NBA.

Michael Jordan foi a terceira escolha daquele draft, seis vezes campeão da liga com o Chicago Bulls (1991 a 1993 e 1996 a 1998) e responsável por transformar a imagem de ídolo nos esportes americanos. Foi selecionado pelo Chicago Bulls. O maior jogador de basquete de todos os tempos também foi 5 vezes MVP da liga, 6 vezes MVP das Finais, 13 vezes All-Star, 3 vezes MVP do All-Star Game, 10 vezes Cestinha da Temporada, 10 vezes selecionado para o Primeiro Time do All-NBA Team e escolhido uma vez como Jogador Defensivo do ano. Bateu todos os recordes do Bulls. É o maior jogador da história da liga e do basquete mundial.

Andy Lyons /Allsport via Getty Images

Outro grande nome da história da liga, Charles Barkley foi a quinta escolha daquele draft. O ala começou a carreira no Philadelphia 76ers e ainda passou por Phoenix Suns e Houston Rockets antes de encerrar a carreira. Nunca conquistou um título, mas foi eleito cinco vezes para o time ideal da temporada, 11 vezes para o All-Star Game e eleito MVP da temporada em 1993.

Outro jogador de destaque na carreira draftado em 1984, foi Otis Thorpe. O jogador draftado pelo Kansas City Kings – que depois veio a ser Sacramento Kings – foi all-star em 1992, e foi campeão pelo Houston Rockets em 1994.

O último grande nome desta geração, John Stockton foi a 16ª escolha do draft. Recrutado pelo Utah Jazz, ele passaria sua carreira inteira na franquia e é considerado um dos melhores armadores que já passaram pela liga. John Stockton foi selecionado na 16ª escolha pelo Utah Jazz. O armador foi 10 vezes All-Star, uma vez MVP do All-Star Game, 2 vezes selecionado para o Primeiro Time do All-NBA Team, líder em assistências por 9 anos consecutivos, assim foi incluído no Basketball Hall of Fame.

Oscar Schmidt também foi selecionado neste draft, pelo New Jersey Nets na sexta rodada (em 131º). Oscar que é o maior cestinha da história do basquete, declinou ao convite para jogar na NBA porque se aceitasse, ele seria impedido de defender a seleção brasileira.

Em 2017, Oscar seria homenageado também pelo New Jersey Nets com um quadro com camisa personalizada por conta deste episódio. E também participou do jogo das estrelas no mesmo ano, como forma de homenagem.

Oscar Schmidt em jogo festivo da NBA / Photo by Jonathan Bachman/Getty Images

O Draft de 84 ainda guarda outras curiosidades

Antes de virar uma estrela do atletismo mundial, Carl Lewis foi selecionado pelo Chicago Bulls para atuar na NBA.

Outro selecionado foi o ala-pivô Kevin Willis, campeão com o San Antonio Spurs em 2002/03, que se tornaria o jogador mais longevo da história da NBA: parou aos 44 anos.

Outro draftado foi o de Mike Whitmarsh, medalhista de prata em Atlanta-96 no vôlei de praia.

BOTE NA SUA AGENDA

Na próxima quarta-feira (11), às 20:30 horário de Brasília, teremos o Draft para a temporada 2020-2021. Minnesota Timberwolves ganhou o sorteio e terá a primeira escolha, seguido por Golden State Warriors e Charlotte Hornets.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo