Basquete

Duas derrotas em amistosos: Estados Unidos liga o alerta para Tóquio ou ainda é cedo?

Foto: Divulgação/NBA

A seleção masculina de basquete dos Estados Unidos é amplamente favorita para o ouro olímpico em Tóquio. Mas em dois amistosos antes da competição, o time que conta com Kevin Durant, Damian Lillard e outros, perdeu para Nigéria e Austrália, quebrando marca negativa de 28 anos e ligando alerta para a equipe comandada por Gregg Popovich, que vem de um vexame histórico no último mundial.

                 

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Fazendo toda a preparação em Las Vegas, os Estados Unidos fizeram dois amistoso e perderão ambas as vezes. Na primeira partida sofreu uma derrota histórica para a Nigéria por 90 a 87. Em comparação havia vencido os nigerianos nas Olimpíadas de 2012 por 83 pontos de diferença. No jogo seguinte enfrentou a seleção da Austrália e foi derrotado por 91 a 83, culminando em duas derrotas seguidas, mesmo número de partidas perdidas em amistoso de 1992 a 2020, período em que os profissionais passaram a integrar a seleção masculina, ligando um sinal de alerta para os Estados Unidos. Popovich, no entanto, culpou o cansaço:

— Após um curto espaço de tempo juntos muitas coisas precisam de cobertura. O primeiro e o segundo tempo foram diferentes. No primeiro tempo defendemos do jeito que queríamos, como não fizemos contra a Nigéria. Fomos mais físicos, sustentamos a defesa por mais tempo, pegamos rebotes melhor, movemos melhor a bola no ataque e tivemos mais ritmo. No segundo tempo nós cansamos. Quando isso acontece isso também nos afeta mentalmente. Não conseguimos sustentar o garrafão do mesmo jeito, a defesa não foi a mesma, o ritmo não foi o mesmo. Alguns caras precisam pegar ritmo e em geral precisamos de mais condicionamento, o que é compreensível. Vamos manter o processo de tentar evoluir todo jogo. Fizemos isso hoje e me agradou o que vi — declarou Popovich.

+‘É uma grande honra e vou usá-lo com orgulho’, diz Jayson Tatum sobre herdar número de Kobe na seleção

Popovich nos treinos da seleção / Foto: Divulgação (Brooklyn Nets)

O técnico Popovich ainda vive com o fantasma do vexame no último mundial de basquete em que os Estados Unidos foram eliminados para a França e terminaram na sétima posição, a pior de toda a sua história. O resultado acabou colocando mais pressão para vencer as Olimpíadas de Tóquio. Para isso, o treinador convocou grandes nomes como Kevin Durant, Damian Lillard, Jayson Tatum e outros, que mesmo não sendo os melhores de todos da NBA, são jogadores All-Star e protagonistas de seus times.

Sem tempo para lamentar, a seleção americana continua a sua preparação para os Jogos Olímpicos e irá enfrentar Argentina (13 de julho), Austrália (16 de julho) e Espanha (18 de julho) como últimos amistosos. O torneio de basquete masculino das Olimpíadas de Tóquio será realizado entre os dias 25 de julho e 07 de agosto, e a seleção dos Estados Unidos está no grupo A da competição, ao lado de Irã, França e República Tcheca.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo