Exclusivo

Duas vezes melhor do mundo, Ferrão acredita em mais um título do Brasil no futsal

Treino da Seleção Brasileira de Futsal na Arena Carioca 2 – Foto: Juliana Poty/Esporte News Mundo
Foto: Juliana Poty/Esporte News Mundo

Atual melhor do mundo, Carlos Vagner Gularte Filho, mais conhecido como Ferrão, é um dos maiores ídolos da nova geração do futsal. O pivô da Seleção Brasileira se destaca individualmente em qualquer time. É reconhecido mundialmente pela habilidade no ataque e na defesa, assim como pela qualidade excepcional na função de pivô. Aos 30 anos, já foi eleito o melhor do mundo duas vezes (2019 e 2020), MVP da Champions League (2020) e da Liga Espanhola (2019). Agora, o desafio é novo: ganhar um título de Copa do Mundo pelo Brasil.

                 

CONFIRA JOGOS DA SELEÇÃO E GRUPOS DA COMPETIÇÃO

O Brasil enfrenta o Vietnã na primeira rodada do Grupo D da Copa, que é composto por República Tcheca, Panamá, Vietnã e Brasil. Ferrão é estreante na competição que começa dia 12 de setembro na Lituânia e vai em busca do sexto título brasileiro. Realizando um sonho de uma vida, o astro nacional projetou as chances brasileiras na Copa ao Esporte News Mundo. O craque não escondeu a empolgação com a estreia e com o desempenho da Seleção no Mundial.

Treino da Seleção Brasileira de Futsal na Arena Carioca 2 – Foto: Juliana Poty/Esporte News Mundo

– Qualquer jogador de futsal almeja estar um dia jogando uma Copa do Mundo, poder participar. Ainda mais com a Seleção Brasileira, que em todas as competições é favorita, sempre briga para ganhar. É uma responsabilidade muito grande defender o Brasil, mas a expectativa é muito boa para tentar trazer a Copa de novo – projetou.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Eleito em 2019 e em 2020 o melhor jogador de futsal do mundo, o catarinense soma a artilharia da Liga Espanhola de 2017, 2018 e 2019 para a conta de marcas pessoais. Mesmo com os números e importância incontestável na Seleção, o jogador do Barcelona não coloca o peso da vitória nas costas. Ele sente a incumbência dos títulos individuais como uma motivação, mas sabe que a coletividade do grupo brasileiro é excepcional e tem tudo para trazer o título da Lituânia.

Treino da Seleção Brasileira de Futsal na Arena Carioca 2 – Foto: Juliana Poty/Esporte News Mundo
Treino da Seleção Brasileira de Futsal na Arena Carioca 2 – Foto: Juliana Poty/Esporte News Mundo

– A gente vê a qualidade dessa Seleção. O nível mantém o mesmo, são grandes jogadores. Fiquei muito feliz com os prêmios. Eles chegam com uma certa responsabilidade, mas dá para levar na tranquilidade pelo grupo que temos, pela qualidade de todos os jogadores. Isso vem como um ponto positivo – analisou.

+ Rodrigo Capita revela ao ENM expectativa para o Mundial de Futsal e projeta despedida da Seleção: ‘Pode ser meu último ato’

Na Europa há 10 anos, Ferrão atuou na Rússia pelo MFK Tyumen de 2011 a 2014, quando se transferiu para o Barcelona, clube onde joga até hoje. Os anos de aprendizado e convivência com o estilo de jogo europeu o fizeram eleger as ligas russa e espanhola como as mais fortes do continente, e consequentemente, grandes adversários do Brasil no Mundial. Na opinião do pivô, outra seleção que pode fazer frente ao Brasil é a atual campeã do torneio, Argentina.

– São três seleções que os jogadores estão juntos há muito tempo, que tem grupos muito bem formados. O futsal evoluiu muito, então qualquer seleção é muito competitiva. Essas duas são as mais difíceis da Europa e a Argentina junto com o Brasil na América do Sul – julgou.

24 de abril de 2015 – Lisboa, Portugal – Ferrão durante a final da UEFA Futsal Cup 2015 – Foto: Via Imago Images

A trajetória de Ferrão no Barça é extensa. Nas últimas duas temporadas, o pivô se tornou o atual campeão da Champions League, venceu duas Copas do Rei, uma Liga Espanhola, duas Copas da Espanha e uma Supercopa da Espanha. Para o jogador, a principal bagagem que jogar na equipe espanhola pode trazer para performance na Seleção Brasileira é a experiência em momentos decisivos e o entrosamento com os companheiros de time.

-A Seleção Brasileira e o Barça se parecem muito. Estão sempre brigando pelo máximo, para ser campeão. Os dois sempre entram para ganhar qualquer competição com certo favoritismo. No Barça estamos acostumados a jogar decisões, como a final da UEFA. Essa vivência ajuda em uma final de Copa do Mundo.

– Eu e o Dyego jogamos juntos há muitos anos no Barça. Arthur também já jogou lá. Em uma competição de jogo rápido, onde temos um mês praticamente para treinar, você ter contato com alguns jogadores facilita muito no jogo individual de cada um. Saber onde o companheiro se posiciona é muito importante. Quem joga sabe a facilidade que é quando se conhece o outro companheiro.

A Seleção Brasileira realizou, nesta quinta-feira (2), o primeiro dos quatro jogos amistosos preparatórios, na Polônia, antes de embarcar para a Lituânia, local da Copa do Mundo. O Brasil goleou a seleção da casa por 4×1 e volta a enfrentá-la no sábado (4) na cidade de Bydgoszcz, às 13h. Os outros dois confrontos vão ser com a Sérvia às 13h, na próxima segunda-feira (6) em Świecie e na quarta-feira (8), em Toruń. Todas as partidas serão transmitidas pelo SporTV, assim como a Copa do Mundo de Futsal.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo