Palmeiras

Dudu deixa o Palmeiras após anos de protagonismo e idolatria

FOTO: DIVULGAÇÃO/ PALMEIRAS/ CESAR GRECO

Após um longo tempo de negociação, o Palmeiras anunciou hoje, em suas redes sociais, a saída de Dudu. O jogador sairá por empréstimo de um ano para o Al-Duhail, clube do Catar, que terá a chance de garantir a permanência dele após o fim desse período.

                 

Muito já se fala a respeito de como o clube alviverde ficará sem o camisa 7, mas é importante ressaltar como ele foi fundamental neste período. O atacante foi o principal jogador nos anos que esteve no Palestra, sendo campeão da Copa do Brasil e bi do Brasileirão.

Início

Vindo do Grêmio, Dudu chegou ao Palmeiras em 2015, após ser comprado por 3 milhões de euros do Dínamo Kiev, da Ucrânia, clube então detentor dos seus direitos econômicos. O atleta se vestiu de verde após uma intensa disputa por seu futebol pelos três rivais da capital paulista: São Paulo, Corinthians e Palmeiras. Já na entrevista de apresentação provocou os outros times interessados e prometeu comemoração “dando um chapéu”.

Com a camisa do Palmeiras, Dudu fez 70 gols e deu 75 assistências em 305 jogos. Isso garante uma média de aproximadamente 0,5 participação em gol por jogo, portanto, uma participação direta a cada 2 jogos.

Tirando o ano de 2015, temporada de estreia de Dudu no clube, o Palmeiras ficou, no mínimo, em 3° lugar no campeonato brasileiro. Ou seja, em 4 dos últimos 5 campeonatos, o time brigou pelo título nacional, ambição importante para quem ficou sem ser campeão por 22 anos (1994 até 2016).

Além disso, nessa temporada em que não foi concorrente ao título brasileiro, o Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil, conquista inesquecível para o torcedor por se tratar do primeiro título depois da equipe ter sido rebaixada em 2012. Na final contra o Santos, inclusive, os dois gols da vitória foram marcados por Dudu.

Protagonismo

Evidentemente que esse desempenho regular de disputa de taças não depende única e exclusivamente do camisa 7, mas ele sempre garantiu um desempenho influente no time. Em todos os anos em que esteve no Palmeiras, Dudu produziu, no mínimo, 20 participações diretas em gols (gols + assistências) – tendo 21 em 2016 como sua “pior” marca e 32 em 2018 como sua melhor. 

Isso se deve, principalmente, ao fato do jogador conseguir se adaptar a estilos de jogo diferentes, com técnicos e esquema táticos distintos. O atleta jogou em praticamente em todas as posições possíveis do meio-campo para frente: de meia em 2015, na ponta esquerda em 2016 e atacante aberto, invertendo para os dois lados, a partir de 2017. Além dessa versatilidade, Dudu sempre foi essencial em qualquer maneira que o time jogasse, ofensivamente com Cuca e Roger Machado e mais retroativo com Felipão e Marcelo Oliveira. 

Por consequência, o atacante foi peça fundamental em todos os anos que teve no clube, sendo eleito melhor jogador do título brasileiro de 2018 e sempre marcando presença nas seleções dos 11 melhores em todos os anos do Brasileirão.

Fama de “amarelão”

Além disso, outro ponto importante a se debater é a fama de “amarelão” que Dudu tem com parte da torcida alviverde e com os torcedores rivais. Em alguns momentos decisivos, como na eliminação da Libertadores em 2017 e na final do Paulistão de 2018, em ambas oportunidades, o jogador não teve sucesso e chegou a perder cobranças de pênalti.

Em uma entrevista ao podcast “Nosso Verdão”, do Grupo Globo, em outubro de 2019, Dudu comentou sobre a dificuldade de bater pênalti. “Eu sei que posso bater, mas se tem um melhor que eu, eles vão fazer melhor que eu”. Ele ainda completou dizendo que não era um dos melhores cobradores do time “é igual eu falo para os meninos ali, tem sete, oito pessoas que batem melhor que eu, então eles têm que bater”.

Nessa mesma entrevista, o atleta se defendeu das críticas em relação a desempenho em grandes jogos, “se você for pegar o meu número de jogos grandes… eu não posso fazer tudo sozinho. Pega os clássicos, sou o jogador do elenco que mais tem gol em clássico”. No mês em que fez essa declaração, Dudu atingiu a marca de 50 clássicos disputados, com 10 gols e 15 assistências, com a mesma média de 1 participação direta em gol a cada 2 partidas que tem num geral com a camisa alviverde.

Futuro

Dudu é desde 2015 o jogador com mais combinações diretas para gols no Brasileirão, com 88, e o que mais criou chances, com 351. Sendo assim, será uma grande perda técnica para equipe, que não tem nenhum jogador no atual elenco capaz de exercer as mesmas funções e a liderança técnica que o atacante teve nos anos que jogou pela equipe. Com ele, o clube sempre disputou títulos e foi protagonista no âmbito nacional. Sem ele, perde muita força e precisará que outros jogadores assumam suas obrigações.

Saída

Entretanto, é importante ressaltar que o jogador sai do Palmeiras em meio a uma investigação de agressão após denúncia de sua ex-mulher, Mallu Ohanna. O caso segue em aberto e a polícia o apura.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo