Internacional

Dupla com Musto e Lindoso no Inter é uma constante de Coudet no segundo tempo

Ricardo Duarte/Internacional

Se existe uma substituição que é de praxe, no Internacional, é a entrada de Musto, ou Lindoso, na segunda etapa, para tentar garantir o resultado. Nas dez partidas, em que ambos estavam disponíveis, somente em duas esta dupla não jogou. Já foram oito jogos, em que ambos atuaram lado a lado, pelo Brasileirão 2020. E, na vitória deste domingo (11), contra o Athletico, o dueto de volantes voltou a aparecer.

O objetivo, de Eduardo Coudet, ao formar esse esquema com dois volantes fixos é claro: não tomar gols. E, pelo menos neste quesito, a estratégia tem se mostrado eficiente. Nos oito confrontos, em que Musto e Rodrigo Lindoso estiveram em campo juntos, o Internacional não levou nenhum tento. Inclusive, o “saldo de gols” com ambos no gramado é positivo. Contra o Atlético-GO, o colorado já vencia quando Lindoso substituiu Marcos Guilherme e, nos acréscimos, Thiago Galhardo fez o terceiro da vitória colorada.

Substituições como essa, visando deixar Lindoso e Musto juntos, tendem a buscar uma maior força defensiva. Porém, em duas ocasiões, Coudet tentou ganhar armas de ataque ao promover a entrada de um deles. Contra o Goiás, o treinador tirou um zagueiro e botou Lindoso, recuando Musto para a defesa e apostando nos lançamentos do volante. Já diante do Fortaleza, a falha de Nonato, somado a uma sequência de erros de passe, abriu espaços para a entrada de Lindoso novamente. Todavia, em nenhum dos casos a alteração deu um resultado positivo.

Somente em duas oportunidades o treinador tinha ambos à disposição e não utilizou. Na derrota para o Fluminense, Coudet tira Lindoso para colocar o Musto, aos 31 minutos da etapa final. E, contra o Grêmio, Musto foi expulso, impedindo o técnico de recorrer a estratégia. Os volantes atuaram juntos, na etapa final, em 80% dos confrontos em que estiveram ambos disponíveis.

Análise da estratégia

Em âmbito geral, essa formação, com Musto e Lindoso lado a lado, traz resultados positivos. Com ambos na equipe, o Inter não sofre gols no Brasileirão. Entretanto, o time perde muito na parte ofensiva, e não consegue desenvolver muitas jogadas de perigo. Com isso, fica claro que essa é uma estratégia que deve ser usada, especificamente, para segurar o resultado, e nunca pensando em marcar gols.

Jogos com Musto e Lindoso juntos

  • Inter 2 x 0 Santos – Musto entra aos 35’/2T – Já estava 2 a 0.
  • Inter 3 x 0 Atlético-GO – Lindoso entra aos 29’/2T– Ainda estava 2 a 0.
  • Inter 1 x 0 Atlético – MG – Musto entra aos 25’/2T-  Já estava 1 a 0.
  • Botafogo 0 x 2 Inter – Musto entra aos 22’/2T – Já estava 2 a 0.
  • Goiás 1 x 0 Inter – Lindoso entra aos 23/2T – Já estava 1 a 0.
  • Fortaleza 1 x 0 Inter – Lindoso entra aos 40’/2T – Já estava 1 a 0.
  • Inter 1 x 1 São Paulo – Lindoso entra aos 30’/2T – Já estava 1 a 1.
  • Inter 2 x 1 Athletico – Musto entra aos 12’/2T – Já estava 2 a 1.

Para saber tudo do Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo