Futebol Feminino

É campeão: Fluminense conquista o Brasileirão Feminino sub-18 nos pênaltis sobre o Internacional

Thais Magalhães/CBF

A noite deste sábado (20) foi marcada por uma grande decisão nacional. Jogando no Beira-Rio, Internacional e Fluminense se enfrentaram na final do Campeonato Brasileiro Feminino sub-18. E, em um grande jogo, decidido nas penalidades, as cariocas conquistaram o troféu, o primeiro título da história do time do Rio de Janeiro conquistado por mulheres. O placar final foi de 4 a 1 para as Gurias Coloradas no tempo normal, e 6 a 5 para as cariocas nos pênaltis.

No Tempo normal, Luany marcou o tento do Fluminense, enquanto Bia, Maranhão, de pênalti, e Mileninha, duas vezes, para o Internacional. Nas penalidades, brilhou a estrela da goleira Ravena, que, com quatro defesas, deu o primeiro título feminino da história do Tricolor Carioca.

Na campanha até a conquista, o time feminino do Fluminense passou por diversos rivais importantes no cenário da categoria. Na primeira fase, avançou na vice colocação, atrás do São Paulo, mas se classificando sobre Corinthians e Grêmio. Na segunda fase, novamente as meninas do Tricolor se classificaram depois do São Paulo, mas tiraram Avaí/Kindermann e Ferroviária. Então, nas semifinais, goleou o Santos, dentro da Vila Belmiro, e chegou com méritos nessa decisão. No primeiro jogo da final, vitória no finalzinho e então, no Beira-Rio, uma atuação ruim no tempo normal, mas usando o regulamento com inteligência para levar o troféu nas penalidades.

Primeiro tempo de velocidade

Logo no segundo minuto da decisão, a atacante Luany, do Fluminense, arrancou com muita velocidade, venceu a defesa e finalizou cruzado para vencer a goleira do Internacional. Atrás no placar, o Internacional passou a forçar jogadas nas costas da defesa carioca, e deu resultado. Aos 28, Mileninha puxou contra-ataque e tocou com precisão para Bia driblar a arqueira e empatar o confronto. Animadas pelo empate, as Gurias Coloradas viraram aos 38, de pênalti, com Maranhão, cobrando com muita categoria. Todavia, o ponto negativo ficou por conta de Susan, do Internacional, que após dividida saiu de campo carregada e chorando muito, com uma lesão no joelho direito.

Domínio e goleada do Internacional na segunda etapa

Assim como no primeiro tempo, a etapa final começou com gol cedo. Logo aos 5 minutos, Mileninha recebeu livre e, com muita tranquilidade, deslocou a goleira e ampliou o marcador. Com a vantagem no marcador, que levaria para os pênaltis, o time do Internacional passou a apostar em contra-ataques, levando período seguidamente as cariocas. Todavia, com o regulamento em baixo do braço, o Fluminense também não pressionou muito, guardando fôlego para as penalidades. Mesmo assim, ainda deu tempo de as Gurias Coloradas marcarem mais um, com Mileninha. Placar final de 4 a 1 e decisão nas penalidades.

Decisão nas penalidades

Após a vitória do Fluminense no jogo de Ida, e do Internacional no jogo de volta, a decisão foi para uma longa decisão de penalidades. Pelo tricolor carioca, cobraram: Lara Dantas (gol), Luany (Gabi Barbieri defendeu), Larissa (Gabi Barbieri defendeu), Luiza Travassos (gol), Núbia (gol), Duda Calazans (defendeu Gabi Barbieri), Andressa (gol), Ketlin (gol), Carol (gol) e Kaylane (gol). Pelas Gurias Coloradas, bateram: Maranhão (gol), Mai (Ravena defendeu), Bia (gol), Maju (Ravena defendeu), Alê (gol), Vick (Ravena defendeu), Camila (gol), Duda Flores (gol), Mari Barbieri (gol) e Guta (Ravena defendeu). Placar final de 6 a 5 e troféu para as meninas do Flu.

Título inédito pro Fluminense

O título de campeãs brasileiras da categoria sub-18 é um marco na história do Fluminense, Pela primeira vez, o time carioca conquista um troféu com o futebol feminino. Pouco mais cedo, o profissional havia perdido a final do Carioca para o Botafogo, mas as categorias de base garantiram o título inédito.

Para saber tudo de futebol feminino, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo