Botafogo

É campeão! Relembre a campanha do Botafogo e a trajetória do rebaixamento até o título da Série B

Campeão Botafogo série B
Foto: Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo é o campeão brasileiro da Série B. Para muitos, o título não é para ser comemorado, mas também não pode ser deixado de lado. O sentimento pelo acesso é de alívio, mas o planejamento para 2022 deve ser iniciado imediatamente, como já vem sendo feito pelos dirigentes do Glorioso. Os meses que antecederam essa conquista e esse retorno não foram fáceis. Indefinições, trocas de treinadores e dúvidas, muitas dúvidas, dos torcedores ao longo desta temporada marcaram todo esse processo.

Carioca ruim e início de esperança

O ano de 2021 começou com o Botafogo já na zona de rebaixamento da Série A e na luta por um milagre, o que não aconteceu. Alguns jovens começaram a ganhar espaços com a situação do time na tabela e foram aparecendo bem. Com o rebaixamento decretado, coube a nova diretoria, traçar os planos para o retorno ainda esse ano para a Série A.

O primeiro passo foi tentar reformular toda a diretoria e trazer um técnico. O nome escolhido foi Marcelo Chamusca. O comandante chegou com carta branca para montar o elenco, principalmente, para a disputa da Série B. No primeiro desafio da temporada, o Campeonato Carioca, as cobranças já vieram. A equipe não conseguia ter uma identidade e o comandante vinha sofrendo algumas pressões vindo da “arquibancada” mesmo que sem público naquele momento. Com apenas 5 vitórias em 15 jogos, o Botafogo acabou fora das semifinais do Campeonato Estadual.

Os times que terminaram entre a 5º e 8º posição no geral disputaram o título da Taça Rio. O Botafogo foi o sétimo e passou pelo Nova Iguaçu na semifinal. Na final acabou derrotado pelo Vasco nos pênaltis. Muitos viram uma melhora do time nessa reta final de Estadual, o que deu um gás ao treinador Marcelo Chamusca.

Novo fracasso na Copa do Brasil e mais críticas

Ainda tentando se acertar e buscando a classificação no Campeonato Carioca, o Botafogo se viu envolvido em um novo fracasso na temporada, a Copa do Brasil. Na primeira fase uma vitória tranquila, fora de casa contra o Moto Club, 5 a 0. O problema veio mesmo na segunda fase.

O adversário foi o ABC, jogo único e fora de casa. No tempo normal 1 a 1 e a eliminação veio nos pênaltis. Time eliminado na segunda fase da competição e críticas ao elenco e ao treinador Marcelo Chamusca que já não vinha bem dentro do Campeonato Carioca.

O zagueiro Kanu, inclusive, bateu boca com torcedores na saída do estádio. Os ânimos ficaram aflorados e o ambiente ainda mais pesado. Uma eliminação que não estava nos planos e os cofres foram prejudicados com essa queda. A pressão foi ficando ainda maior e a desconfiança do torcedor também com o elenco montado para a temporada.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook. 

Série B: desconfiança, demissão e título

Internamente todos sabiam que o grande foco era a volta para a Série A no fim de 2021. Entretanto, a eliminação na Copa do Brasil e o Campeonato Carioca aquém deixaram todos com o pé atrás para a disputa da Série B. Chamusca iniciou no comando da equipe mesmo não tendo total confiança das pessoas de dentro do clube. Nos quatro primeiros jogos, duas vitórias e dois empates. A primeira derrota veio fora de casa diante do Náutico por 3 a 1. Mesmo com apenas um revés em cinco rodadas, o torcedor não gostou da forma do time em atuar e, depois desse início, a situação ficou ainda mais complicada para Chamusca.

Nos cinco jogos seguintes o time conquistou apenas uma vitória. A gota d’água foi o empate contra o Cruzeiro na 11º rodada. O 3 a 3 foi decisivo para a diretoria demitir Chamusca do cargo e iniciar um trabalho árduo mas com final feliz para o torcedor. Alguns nomes foram ventilados e o principal foi Lisca. O treinador chegou a conversar com o clube, deixou no ar que estava acertado, mas acabou desistindo em cima da hora e acertando com o Vasco. Depois disso os dirigentes acertaram com Enderson Moreira.

O novo comandante estreou contra o Confiança, fora de casa, na rodada 14 da Série B. Na segunda página da tabela, o Glorioso precisava vencer já que se aproximava da zona do rebaixamento. Vindo de duas derrotas seguidas, Brusque e Goiás, o Glorioso venceu por 1 a 0. Aí muda tudo dentro do clube. Na reta final do primeiro turno o Botafogo conseguiu uma sequência de vitórias e começou o returno na busca do G-4. Na rodada 21, oito jogos após a estreia de Enderson, o Alvinegro venceu o Coritiba e entrou no G-4. Desse momento em diante o time começou a brigar para seguir entre os quatro e, pouco depois, ir em busca da liderança da competição.

E a liderança não poderia vir da melhor forma. A equipe venceu o Vasco, em São Januário, por 4 a 0 e assumiu a primeira colocação. Além da goleada e da liderança, o Botafogo praticamente acabou com as esperanças do rival carioca na Série B. Nessa altura o acesso estava bem próximo de acontecer.

A vitória no dia 15 de novembro sobre o Operário fez o torcedor se sentir aliviado e feliz. O trabalho iniciado por Enderson Moreira na 14º rodada, enfim, foi realizado. O acesso chegou com duas rodadas de antecedência e, a partir daí, o foco se tornou o título, o que parecia impossível no início da competição.

A segunda conquista do Botafogo chegou com a vitória sobre o Brasil-RS, fora de casa e o tropeço do Coritiba para o CSA. Acesso e título garantido para o Glorioso. Um trabalho que começou confuso, terminou da melhor forma para o torcedor Alvinegro. Agora é seguir o trabalho e começar a montagem do elenco para a temporada de 2022.

O Botafogo que caiu em 2021 voltou em 2021. Foram meses de incertezas e esperança. O time que terminou rebaixado na última posição, volta para a Série A como campeão. O título serve para coroar os acertos, mas os erros não podem ser repetidos na próxima temporada. O MAIS TRADICIONAL tá de volta.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo