Opinião

Opinião: Cartaz exposto pelo Manaus demonstra união dos clubes pelo crescimento do futebol amazonense

(Foto: Assessoria Manaus Futebol Clube)

O Manaus Futebol Clube entrou em campo no jogo contra o Bahia pela segunda fase da Copa do Brasil 2021 segurando um cartaz, que dizia “Jogamos para fazer história pelo futebol Amazonense”. Pode ser um simples cartaz com uma frase qualquer, mas o significado por trás, é maior. O Clube é novo no cenário local e nacional, e vai fazer apenas 8 anos de criação no dia 05 de maio, mas é um dos times do Amazonas que mais cresceu e apareceu nos últimos anos.

Desde 2013 vem disputando espaço entre os clubes tradicionais do estado, e ganhou, em pouco tempo, o coração dos Amazonenses, além dos títulos. O Manaus é tricampeão do Campeonato Amazonense, ganhando em 2017, 2018 e 2019. Em 2020 perdeu nos pênaltis para o Penarol a chance de ser tetra. Na Copa do Brasil, o Gavião do Norte ainda não conseguiu avançar para a terceira fase quando disputou a competição. Ano passado ganhou do Coritiba em casa, e perdeu para o Brasil de Pelotas na segunda fase. Este ano, venceu o Jaraguá-GO e foi derrotado pelo Bahia, sendo eliminado ainda na segunda fase do torneio nacional.

No Campeonato Brasileiro Série D, fez história. Vinha disputando mas não conseguia o acesso para a terceira divisão do Brasileirão, então veio 2019. E contra o Caxias do Rio Grande do Sul, na Arena da Amazônia, o Manaus conseguiu o tão sonhado acesso para a Série C. Mas o acesso não foi só o motivo de alegria, além de subir de divisão, veio também a admiração dos Amazonenses e a torcida de outros clubes do estado. A rivalidade ficou de fora e o estádio lotado.

Por isso que o cartaz que os jogadores do Manaus trouxeram para o jogo contra o Bahia é maior do que uma simples frase escrita naquele cartaz. Por trás da frase, há milhões de pessoas e 17 clubes unidos, para fazer um futebol Amazonense melhor. Com mais visibilidade, conquistas, títulos e oportunidades fora do estado. O Manaus foi goleado pelo Bahia no jogo, por 4×1, mas jogou bem e encantou até torcedores do time baiano. Depois do jogo, o Manaus ganhou mais de mil torcedores em suas redes sociais. E neste jogo, o Manaus Futebol Clube representou muito bem, os 17 clubes do Amazonas: Amazonas FC, SC Atlético Amazonense, Clipper, CDC Manicoré, Fast Clube, Holanda, Iranduba, JC Futebol Clube, Nacional FC, Penarol, Princesa do Solimões, Rio Negro, São Raimundo, 3B, Operário, Sul América e EC Tarumã.  

Em 2021, junto com o Manaus, mais dois clubes podem fazer história. Fast Clube e Penarol estão na Série D do Brasileirão, e o objetivo da temporada é conseguir o acesso. O Fast jogou o jogo do acesso na temporada de 2020, mas acabou perdendo a partida e a chance para o Novorizontino. No futebol Feminino Amazonense, o Iranduba e 3B fizeram história no estado e na modalidade. Infelizmente ano passado, o Hulk da Amazônia acabou sendo rebaixado no Brasileirão feminino, mas tenta se reerguer após problemas financeiros.

A cada dia, o futebol Amazonense se fortalece, mas ainda está longe do desejado por clubes e torcedores. Perante as dificuldades, a caminhada é dura e longa, mas a vontade de continuar caminhando e lutando é maior.

Para saber tudo sobre o Futebol Amazonense, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo