Campeonato Brasileiro

Edenilson acusa Rafael Ramos de injúria racial no empate entre Internacional e Corinthians

Photo by Silvio Avila/Getty Images

A partida entre Internacional e Corinthians foi de muita qualidade neste sábado (14). O empate em 2 a 2, no entanto, ficou marcado por um episódio de séria acusação. Próximo a metade do segundo tempo, o jogo foi paralisado por causa de uma confusão, em que o volante Edenilson, do Colorado, acusou o lateral-direito Rafael Ramos, do Timão, de injúria racial.

O lance aconteceu próximo ao minuto trinta da partida. Em uma cobrança lateral ofensiva do Internacional, Edenilson e Rafael Ramos trocaram empurrões e, após isso, o volante colorado ficou visivelmente incomodado. Rapidamente foi para cima do atleta português o acusando de injúria racial. Na sequência, cercado de jogadores do Corinthians, de forma visível cobrou que o adversário assumisse que o havia chamado de “macaco”.

A arbitragem, por sua vez, ouviu a reclamação de Edenilson e conversou com atletas do Corinthians, mas não conseguiu intervir de forma prática. Pela regra, como não escutou a ofensa, e como o VAR não pode intervir em lances de leitura labial, Rafael Ramos seguiu em campo, sendo substituído pouco depois.

Para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Após o final da partida, Edenilson saiu de campo bastante cabisbaixo e não quis conceder entrevista. Nenhum jogador do Internacional, inclusive, falou sobre o assunto. Além dele, os jogadores do Corinthians, que estavam mais próximos do lance, também não pararam para falar. Somente o atacante Jô falou sobre o ocorrido, mas evitou fazer qualquer afirmação conclusiva.

– Ele (Edenilson) acusou o Rafa (Ramos) de racismo. O Rafa diz que falou uma palavra em português (de Portugal) que parecia macaco, mas não tenho como acusar alguém sem ter ouvido de fato – afirmou Jô, em entrevista para o canal Premiere.

Nas redes sociais, começam a circular imagens do momento em que Edenilson teria sido chamado de macaco. Um torcedor do Colorado recortou o vídeo da transmissão do canal “Premiere”, em que é possível interpretar, pela leitura labial, a fala de Rafael Ramos.

Vídeo: Reprodução/Premiere

Já nos vestiários, Edenilson voltou a confirmar sua versão. Tanto é que, depois de mais de uma hora do apito final, a Polícia Civil de Porto Alegre foi ao encontro do volante para ouvir o depoimento. Além disso, nas redes sociais, o Internacional divulgou nota oficial lamentando o caso de injúria racial.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo