Futebol Internacional

Edgardo Bauza, ex-LDU, San Lorenzo e São Paulo está com alzheimer

EDGARDO BAUZA AFA
EDGARDO BAUZA/ NICOLAS SANCHES AFA

O treinador argentino, Edgardo Bauza, se aposentou no final de 2021 da carreira de treinador sem mencionar detalhes, mas explicando que era por questões ‘de saúde’. Nesta quinta-feira (19), a rádio CieloSports, da Argentina, revelou que o ex-comandante está com alzheimer e em estado avançado.

O jornalista Juan Manoel Pons afirmou “O alzheimer de Bauza está muito avançado e hoje é complicado”. A notícia caiu como uma bomba para os torcedores do San Lorenzo, onde ele foi campeão da Copa Libertadores de 2014 e do Rosário Central, seu último clube.

Em 2021, quando se despediu das beiradas dos campos, seu filho redigiu uma carta que foi assinada por ele onde afirmava que “as razões da minha decisão respondem estritamente a razões de saúde. Compreendi e aceitei que, para o meu próprio bem-estar e o da minha família, tenho que me afastar do trabalho pelo qual sou apaixonado e com o qual convivi durante tantos anos, depois da minha fase de jogador de futebol”.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa de causa desconhecida em que as conexões celulares cerebrais são destruídas, com isso prejudicando a capacidade mental e motora, além de causar o esquecimento da memória.

Multicampeão continental

PAPA FRANCISCO E EDGARDO BAUZA - MÍDIA DO VATICANO
Edgardo Bauza e Papa Francisco, o sumo pontífice é torcedor do San Lorenzo / Mídia do Vaticano Divulgação

Com uma forte identificação com o Rosário Central, El Patón, apelido que ganhou por calçar o número 46, começou sua carreira no clube, onde jogou por duas passagens. Nascido em Granadero Baigorria, uma pequena cidade da província de Santa Fé, o ex-treinador de 64 anos, atuava como zagueiro.

Após pendurar suas chuteiras virou-se para a carreira de treinador em 1998 a frente do Rosário Central, mas foi apenas em 2004 que conquistou seu primeiro título relevante, o torneio Clausura com o Sporting Cristal, do Peru.

Com a LDU fez a Libertadores ter um dono equatoriano pela primeira vez, ao derrotar nos pênaltis, no Maracanã, o favorito Fluminense em 2008. Voltaria a se tornar campeão da competição sul-americana em 2014, durante uma memorável passagem pelo San Lorenzo.

Em 2016, assumiu o São Paulo, e mesmo com uma sequência inicial de maus resultados e a dificuldade na comunicação, levou o tricolor paulista para as semifinais da competição onde foi eliminado pelo Atlético Nacional, da Colômbia, que ganharia o torneio semanas depois.

Decidiu em agosto trocar o Morumbi por Buenos Aires, e assumiu a Seleção Argentina, onde foi treinador por apenas oito jogos (3 V, 2 E, 3 D) e logo depois demitido. Retornou ao Rosário em 2018, onde ganhou a Copa Argentina, seu último título, e onde se aposentou em dezembro de 2021.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo