Paralimpíadas

Edneusa de Jesus é quarta colocada na Maratona T12 da Paralímpiada de Tóquio

Edneusa de Jesus é quarta colocada na Maratona T12 da Paralímpiada de Tóquio
Wander Roberto/CPB/Arquivo

Em sua segunda Paralímpiada, a brasileira Edneusa de Jesus Santos fechou o último dia do torneio do Japão na quarta colocação da Maratona feminina pela classe T12, para pessoas com deficiências visuais. A paulista de Rio Claro encerrou a prova com o tempo de 3h15min20s.

Em uma prova realizada de baixo de chuva, as atletas da maratona realizada com atletas T12, de baixa visão, e T11, cegos, fizeram uma prova pesada. Nos primeiros 20km da corrida, Edneusa de Jesus Santos ficou em quarto lugar colada nas líderes.

Depois com 25km, a brasileira chegou a subir para terceira posição, mas acabou sendo ultrapassada pela atleta da África do Sul, Louzanne Coetzee, que é da classeT11, para cegos, conquistou o bronze e garantiu o recorde mundial da sua classe esportiva, com 3h11min13s.

+Conheça as classificações funcionais das modalidades paralímpicas

A medalha de ouro foi para a japonesa Misato Michishita, com direito a recorde paralímpico com a marca de 3h00min50s. A atleta do Japão ficou com a prata nos Jogos do Rio 2016 e detém o recorde mundial da maratona T12 com o tempo de 2h54min13s. A segunda colocada, foi Pautova do Comitê Olímpico Russo com 3min26s de diferença para primeira colocada.

Outra representante do Brasil na prova, Edilene Teixeira Boaventura, da classe T11, para cegos, terminou na sétima colocação, com 3h26min32s.

+Sob forte chuva, Alex Pires conquista a prata com direito a recorde na Maratona das Paralimpíadas

Já na maratona masculina T12, Yeltsin Jacques, um dos dois únicos atletas T11, cegos totais, na prova, chegou a ficar na décima colocação após 10km. Depois, após 15 km, o brasileiro chegou a subir para 7ª posição. No entanto, abandonou a disputa ao ultrapassar a metade do percurso.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo