Futebol Internacional

Efeito Bruno Guimarães: como o meia pode ajudar o Lyon a avançar na Champions

(Foto: Divulgação/Olympique Lyonnais)

O meio campista brasileiro Bruno Guimarães chegou ao Lyon no meio da temporada 2019/20. E atingiu um status considerável no time francês, com boas atuações, apesar do número pequeno de jogos disputados na Ligue 1, muito em conta da paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus, que ocasionou o encerramento prematuro do campeonato nacional da França.

Na volta do futebol, o Lyon disputou alguns amistosos. Bruno se destacou fazendo a saída de bola da equipe e foi elogiado por vários veículos da imprensa internacional. O diário francês L’Equipe destacou que o brasileiro possui uma visão técnica apurada. A France Football ressaltou o drible feito pelo camisa 39, comparando a jogada com a famosa roulette, muito executada pelo craque francês Zinedine Zidane.

A equipe do Lyon pós-parada seguiu a mesma toada de antes da pandemia: muita posse de bola, volume de jogo e velocidade na conclusão das jogadas. E a participação de Bruno Guimarães é fundamental para a proposta de jogo do técnico Rudi Garcia. E apesar do revés para o PSG na final da Copa da Liga francesa, nos pênaltis, o brasileiro foi bem no jogo.

Com a participação de outros bons jogadores na equipe francesa, como Aouar, Dembelé e Depay, Bruno Guimarães vêm se consolidando como um dos pilares da equipe, junto com estes jogadores. E após vencer o jogo de ida contra a Juventus, ainda em fevereiro, o Lyon tem chances reais de ir longe nesta edição da Liga dos Campeões da Europa. Naquele jogo, Bruno Guimarães foi eleito o melhor da partida pelo SofaScore, com nota 7,7.

SEGUINDO OS PASSOS DE OUTRO BRASILEIRO HISTÓRICO DO CLUBE?

Como já se sabe, a história entre meio campistas brasileiros e o Olympique Lyonnais tem um personagem inesquecível: Juninho Pernambucano. Conhecido pela técnica apurada e por ser um exímio batedor de faltas, Juninho marcou época no clube francês. E, para o torcedor do Lyon, é inevitável a comparação. Os adeptos vêem em Bruno Guimarães semelhanças: posição, Brasil, estilo de jogo e técnica.

Os números de Juninho no Lyon são impressionantes. 343 jogos pelo clube francês, 100 gols marcados e 14 troféus. Só na Liga dos Campeões, foram 58 aparições, com 18 gols e 17 assistências. Hoje, dirigente do Lyon, Juninho teve interferência direta na contratação de Bruno Guimarães, que ressaltou o peso do craque pernambucano na transferência para o clube francês.

Bruno tem tudo para seguir os passos de Juninho no Lyon e ser mais um brasileiro a fazer história no clube. E o caminho a ser pavimentado pelo jovem meio campista passa diretamente pelo confronto contra a fortíssima Juventus, de Cristiano Ronaldo. Mesmo com pouco tempo de casa, com o status já atingido, Bruno Guimarães tem tudo para se tornar um dos grandes brasileiros da história do Lyon.

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Em casa, Juventus busca reverter vantagem do Lyon para avançar na Champions | ENM

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo