Fluminense

Efetivado até o fim do Brasileirão, Marcão tem a missão de manter a boa fase do Flu; Confira alguns números do treinador

Maílson Santana/ Fluminense

Após anunciar a saída do técnico Odair Hellmann – que deixou o clube para treinar o Al Wasl-EAU, a diretoria do Fluminense confirmou seu novo treinador na última segunda-feira (7): o técnico da equipe sub-23 do clube e ex-jogador do Tricolor, Marcão. Ele assume até o fim do Brasileirão de 2020 – que se encerra em fevereiro de 2021.

Além de ter jogado no clube entre 1999 e 2006, Marcão já teve quatro passagens como técnico interino do Fluminense. Ele treinou o clube em duas oportunidades em 2016 e outras duas em 2019.

Na temporada passada, o ex-jogador tricolor teve 53% de aproveitamento na arrancada que tirou o Flu da luta contra o rebaixamento e o classificou para a Copa Sul-Americana de 2020. Foram 17 jogos disputados, com sete vitórias, seis empates e quatro derrotas. O Flu marcou 16 gols e sofreu 13. Terminou o Brasileirão de 2019 em 14º lugar com 46 pontos. Ele também comandou o clube no jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana de 2019 – no empate em 0 a 0 com o Corinthians, na Arena.

No ano de 2016, Marcão comandou o time em seis jogos; no Brasileirão foram dois empates e duas derrotas, com dois gols marcados e quatro sofridos. Já no Carioca, nos dois jogos disputados, o Flu venceu todos– marcou três gols e sofreu apenas um.

No total, como treinador da equipe profissional do Fluminense, Marcão acumula 24 jogos; com nove vitórias, nove empates e seis derrotas; 21 gols marcados e 18 sofridos.

MARCÃO DEIXA O SUB-23 COM UMA BOA CAMPANHA

Treinando a equipe de aspirantes do Fluminense desde o início do Campeonato Brasileiro Sub-23 de 2020, Marcão tem bons números na competição. Em 10 jogos disputados até aqui, são quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas. Na primeira fase da competição, o Tricolor se classificou em segundo do Grupo B. Na segunda fase, está em terceiro do Grupo D – após dois jogos – e a um ponto do líder Corinthians. Sob o comando de Marcão, o time Sub-23 marcou 14 gols e sofreu 12.

O novo treinador do time principal tem agora 14 rodadas do Campeonato Brasileiro pela frente para tentar manter o bom aproveitamento de seu antecessor. Odair se despediu do Flu com 50 jogos; 24 vitórias, 12 empates e 14 derrotas. No Brasileiro, Hellmann deixa o time em quinto lugar com 54,2% de aproveitamento dos pontos. Se Marcão mantiver números parecidos com sua última passagem no profissional, o torcedor tricolor pode continuar sonhando com voos mais altos no Brasileirão.

O primeiro desafio de Marcão como o novo treinador do clube será um clássico: no domingo (13), o Fluminense enfrenta o Vasco, às 20h30, em São Januário, pela 25ª rodada do Brasileirão. Você acompanha esse jogão em tempo real no Esporte News Mundo.


 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo