Futebol Internacional

Eibar apoia projeto escolar de futebol em cidade peruana

FOTO: DIVULGAÇÃO / EIBAR

A educação e a proteção das crianças são partes essenciais de um projeto fundamental para muitas organizações globais. E isso não é diferente para o SD Eibar, clube que disputa a LaLiga Santander, sediado na pequena província de Guipúscoa, no país basco da Espanha – que trabalha para compartilhar seus valores de igualdade e respeito em todo o mundo há mais de 15 anos. Desde 2005, por exemplo, trabalha com a ONG Egoaizia, de Eibar, em um projeto que visa melhorar a qualidade de vida dos jovens no Peru.

Em Piura, uma cidade localizada no noroeste do Peru, grupos de crianças em risco de exclusão social são bem-vindos na Escola de Esportes Eibar-Piura. Muitas pessoas chegaram de áreas rurais vizinhas, como o distrito de Santa Catalina de Mossa, mas este ano a iniciativa estendeu-se a meninos e meninas do distrito de Pampas de Hospital.

“Por meio do futebol, os valores da integração podem ser transmitidos a meninos e meninas”, explica Elisa Mangado, diretora da Fundação SD Eibar. “Esses valores humanos são a marca registrada de nossa própria fundação, tanto quanto de nossa escola no Peru. A forma como as crianças interagem com outras pessoas, se comportam em público e tomam decisões é importante para nós como clube e como pessoas. Nosso objetivo é ensinar respeito, compromisso, disciplina, humildade, solidariedade e honestidade”.

O projeto também atende os pais das crianças, por meio de oficinas que visam reforçar essa transmissão desses valores na escola.

Todos os recursos econômicos que são contribuídos pela fundação SD Eibar são canalizados através da ONG local Egoaizia. Além desse apoio financeiro, o clube também oferece equipamentos esportivos para as crianças que fazem parte do projeto. “Todos os anos enviamos kits da temporada anterior, bem como kit de treino e chuteiras”, comentou Mangado.

Foto: Divulgação / Eibar

Oferecendo desenvolvimento esportivo e exposição

Para estender sua influência pelo Peru, a Escola de Esportes Eibar-Piura participa do torneio ‘Crescendo com o Futebol’, desenvolvido pela Federação Peruana de Futebol para meninos e meninas entre 7 e 12 anos de idade, desde 2007. Além disso, a escola inscreve as equipes sub-14, sub-16 e sub-17 na Copa Regional Federativa, competição promovida pela FIFA que visa descobrir novos talentos do futuro.

“Também participamos do torneio de futebol feminino organizado pela federação regional”, acrescentou Mangado. “Desde 2016, é realizada a Piura Women’s Football District League, que oferece aos vencedores a chance de se classificarem para a Copa Libertadores Sul-Americana do futebol feminino”.

A escola também participa da Piura District Football League, um campeonato para jovens de 14 a 18 anos que, segundo Mangado, “permitiu aos jogadores sua exposição a equipas de nível nacional”. E também organizou torneios próprios, como o ‘Campeonato Inter educacional Feminino Sub-15’, que se realiza anualmente nas cidades de Piura e Castela.

“O nosso objetivo é apoiar o trabalho global do clube, que já existe há muitos anos, bem como proporcionar oportunidades a jovens em risco de exclusão social”, esclareceu Mangado. “A Fundação tem como objetivo apoiar iniciativas locais ligadas ao esporte, educação e desenvolvimento infantil, bem como a transmissão de valores aos grupos onde atua”.

Voluntários veem o valor educacional do futebol

O projeto, que visa influenciar as atitudes e comportamentos das pessoas, também causou impacto nos voluntários que se inscreveram para ajudar.

José Echaniz, um jovem estudante e jogador de futebol de Eibar, assumiu um papel voluntário de dois meses no Peru por meio de um projeto liderado pela ONG Egoaizia. “Trabalhei todos os dias, mas guardei algumas das minhas melhores memórias, onde realmente compreendi os valores do futebol, disse ele. “Como falou um amigo que conheci no Peru: essas ações são o que fazem o mundo mudar”.

Outro voluntário, Alain Peña, acrescentou: “Acima de tudo, você vê o claro desenvolvimento de meninos e meninas na região e o esporte funcionando como uma ferramenta educacional. É uma experiência que vou lembrar com carinho para sempre”.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo