Futebol Internacional

Elche CF recorreu ao xadrez para ganhar vantagem esportiva

Foto: divulgação Elche

Por que Elche CF recorreu ao xadrez para ganhar vantagem esportiva?


O programa ‘Goal and Check’ do clube, desenvolvido pelo diretor da academia de juniores, Jorge Raffo, visa ensinar aos jogadores novas formas de pensar e resolver problemas dentro e fora do campo; metodologia dá ao Elche CF um valor acrescentado na forma como se posiciona perante equipes e jogadores de outros países

Foto: divulgação Elche e La Liga

Embora o futebol seja considerado um esporte físico e o xadrez um esporte mental, existem muitas semelhanças quando se trata de tática e estratégia. Em ambos, é vital manter a concentração, enquanto os melhores jogadores podem antecipar os movimentos do oponente.

No Elche CF, o diretor da academia de juniores do clube, Jorge Raffo, implementou uma metodologia única que traz os principais elementos do xadrez para o regime de treinamento. Esse diferencial traz valor agregado ao clube na hora de chegar ao mercado externo.

“No xadrez existem várias peças e cada uma ocupa uma posição e tem possibilidades limitadas de passar para uma nova posição”, explicou. “No futebol ocorre a mesma coisa. Existem diferentes jogadores com diferentes funções em campo”.

+Grandes histórias da La Liga: como o gandula se tornou o herói para a salvação do Elche CF na última temporada

Tradição do clube em apoiar o futebol juvenil

Foto: Elche

Uma das linhas mais famosas do hino do Elche CF fala sobre jogadores de nível internacional da academia do clube – que possui uma rica história no que diz respeito ao desenvolvimento juvenil, desenvolvendo as carreiras de Gonzalo Villar, Javi Navarro e Óscar Gil, entre muitos outros.

O programa de futebol juvenil do Elche CF tem um total de 23 times, com cerca de 400 jogadores trabalhando com treinadores em um ambiente familiar. Sob a liderança de Raffo, que já trabalhou em clubes mundiais de ponta como Boca Juniors e Shakhtar Donetsk, a academia estabeleceu objetivos ambiciosos, como garantir uma alta qualidade com métodos de treinamento, com o objetivo de criar estrelas internacionais do futuro.

Raffo e o chefe da psicologia do esporte do clube começaram a procurar novas ferramentas educacionais para atingir esses objetivos, que é de onde veio a ideia de implementar o xadrez.

Como e por que trazer o xadrez para o futebol funciona

Explicando o sistema que foi criado, Raffo explicou: “Preparamos um programa chamado ‘Goal and Check’ para fornecer ferramentas para treinadores e jogadores sobre conceitos táticos compartilhados, com o objetivo de desenvolver inteligência tática”.

“O futebol e o xadrez consistem em processar constantemente informações sob pressão, com grande importância na tomada de decisões com antecipação”, continuou. “Entender o que está acontecendo no jogo e entender as táticas são fundamentais para ficar à frente do adversário. Trata-se de ocupar espaços com o objetivo de se aproximar e derrotar o oponente”.

Para agregar experiência externa, o clube abordou o professor de xadrez Gustavo Gualdoni para ajudá-lo a projetar a terminologia conjunta entre as disciplinas. Agora, está ensinando aos jogadores conceitos táticos como proporcionalidade, criação de espaço, diagonais, domínio do centro, desvio, obstrução, bloqueio e suporte. Discutindo uma das principais lições, Raffo acrescentou: “No xadrez, não se trata de mover mais para criar mais. No futebol é a mesma coisa, não se trata de quanto você corre, mas de quão inteligente você joga”.

A resposta dos jogadores

Foto: Elche

Explicando como os jogadores da academia reagiram a esta iniciativa, Raffo disse: “A primeira resposta quando propusemos este programa foi a surpresa. Apenas alguns jogadores sabiam muito sobre xadrez. O que eles inicialmente consideraram uma atividade de lazer passou a ser visto como uma ferramenta educacional, um método de treinamento que complementa o que eles estão fazendo em campo”.

Raffo notou progresso na habilidade dos jogadores com o xadrez, bem como em seu futebol. Ele disse: “Por meio de um estudo piloto, também notamos melhorias em outras habilidades psicológicas e cognitivas, como níveis de atenção, tomada de decisões, memória, antecipação, impulsividade e solução de problemas”.

Antes do lançamento deste programa, apenas 10 por cento dos jogadores sabiam jogar xadrez. Agora, os outros aprenderam os benefícios. Como Raffo acrescentou: “Estimula a criatividade, a imaginação e a capacidade de resumir e analisar, ao mesmo tempo que pode ser útil para o treinamento da memória”.

Aumento do apelo internacional

Ao mesmo tempo em que melhora o desenvolvimento da juventude, o Elche CF está focado em como a nova iniciativa pode melhorar sua reputação no exterior. Como disse o responsável pelo desenvolvimento de negócios internacionais do clube, Álvaro Ruiz-Ocaña: “Em termos de posicionamento do Elche CF, precisamos valorizar qualquer atributo que nos destaque, principalmente no mercado internacional. Esta metodologia é sem dúvida um valor diferenciador. A surpresa que nossos jogadores mostraram quando apresentamos o programa é algo que acreditamos poder usar para atrair times e jogadores de outros países”.

Ruiz-Ocaña continuou: “Um dos principais argumentos de venda na expansão internacional do clube é o trabalho que está a ser realizado com o seu programa de futebol juvenil. Quando um clube estrangeiro colabora com o Elche CF para trocar know-how e diferentes metodologias, quer que partilhemos tudo o que é necessário para melhorar o desempenho. O programa ‘Goal and Check’ faz parte disso”

Em campo, Raffo espera ver seus métodos valendo a pena no calor do momento, com os jogadores capazes de desligar o ruído da multidão e outras distrações para tomar decisões cruciais. “É então, em tal situação, que se deseja que os jogadores não tenham trabalhado apenas em sua criatividade, mas também em sua capacidade de pensar por si próprios e de resolver uma situação difícil, propondo várias soluções táticas”, concluiu. “Estamos vendo que a introdução do xadrez provocou melhorias no pensamento tático e na análise de situações abstratas comparáveis ​​ao jogo”.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo