Olimpíadas

Eliminado, Arthur Nory desabafa após críticas por ato racista: ‘é um processo de amadurecimento diário’

Miriam Jeske/ COB/Divulgação

Após ser eliminado dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o ginasta brasileiro Arthur Nory, se disse abalado pelas críticas e ofensas que vem recebendo via redes sociais, por conta de um ato racista cometido por ele em 2015. Na ocasião, Nory e mais dois colegas de equipe gravaram vídeos de conotação racista direcionadas ao então colega Ângelo Assumpção.

Em entrevista a TV Globo, o atleta desabafou:

– Eu tive muito medo, fiquei muito acuado para tudo. Eu estou abrindo meu coração de verdade. Tudo o que aconteceu na minha história desde o episódio de racismo de 2015 vem à tona sempre que eu apareço. Então é um processo de amadurecimento diário, de entender e melhorar. A gente tem que buscar esses erros e melhorar. Assim como no esporte. Mas, no esporte, essa chance é só de quatro em quatro anos. Mas é aprender com isso e melhorar, para fazer diferente em Paris

Para saber tudo sobre os Jogos Olímpicos, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Nory que não teve uma boa atuação na classificação por equipe, falhou nos dois aparelhos que buscava uma final no Japão. O atleta falhou na barra fixa, aparelho no qual é campeão mundial, e também no solo, no qual possui uma medalha olímpica de bronze. Nory ainda caiu de joelhos após fazer o salto. Ainda na mesma entrevista, o atleta revelou ter sofrido com depressão e síndrome de burnout por conta dos ataques:

– Fico sempre acuado, pensando em colocar o sorriso no rosto, brigando comigo para isso. E nestes últimos anos vêm isso muito forte, e no momento que você desabafa, assume, vem muita paulada. Venho tomando muita paulada agora e não vou mais me esconder. Vou assumir essa responsabilidade. Foi ano difícil, tive burnout, depressão, tive que parar um tempo, voltar, focar na barra. E estou aqui em mais uma Olimpíada. Atleta, ser humano, a gente erra. – completou

Confira a agenda completa dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Demais atletas

Ainda que Arthur Nory tenha sido eliminado precocemente dos Jogos Olímpicos, outros três ginastas da delegação brasileira conseguiram classificação para as finais. Arthur Zanetti, campeão olímpico nas argolas, conseguiu classificação para a final do aparelho. Já Caio Souza disputará a final do salto e da individual geral.

O novato Diogo Soares, de apenas 19 anos, também conseguiu a classificação para o individual geral e disputará sua primeira final olímpica. O atleta natural de Piracicaba, chamou a atenção após sua apresentação segura e também por cravar todos os saltos apresentados.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo