Futebol Internacional

Eliminatórias Asiáticas definem duas últimas vagas; Coreia do Sul e Irã já garantidos

Foto: KARIM JAAFAR/AFP via Getty Images

As Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo chegam em suas duas últimas rodadas para determinar os quatro classificados diretamente ao Mundial. Vale lembrar que o Catar, que também faz parte da Confederação Asiática de Futebol, já está garantido na competição por ser o país-sede. Além dele, Irã e Coreia do Sul, que estão na primeira e segunda colocação do grupo A, respectivamente, já estão classificados. Ainda restam duas vagas diretas que serão disputadas por três seleções.

A situação do grupo A já está definida com relação aos classificados, mas ainda vale uma disputa pelo topo da classificação. O Irã tem dois pontos a mais do que a Coreia do Sul (22 a 20), mas as seleções se enfrentam na próxima quinta-feira (24), em Seul, e, em caso de vitória, a Coreia assume a liderança do grupo das Eliminatórias. Na última rodada o Irã enfrenta o Líbano, enquanto a Coreia do Sul visita o Emirados Árabes Unidos.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Aliás, a seleção emiradense ainda está na luta por uma vaga na Copa do Mundo e atualmente ocupa a terceira colocação do grupo, o que lhe daria uma vaga na repescagem asiática. Com nove pontos, Emirados Árabes Unidos vem sendo ameaçado por Líbano (6 pontos) e Iraque (5). Nas duas últimas rodadas, Emirados terá um confronto direto contra o Iraque, fora de casa, e depois recebe a Coreia do Sul.

No grupo B, a classificação da Arábia Saudita para a Copa do Mundo está muito bem encaminhada. Com 19 pontos, a seleção precisa de apenas mais uma vitória para se garantir no Mundial. Os adversários serão a China, fora de casa, no dia 24 de março, e a Austrália, em casa, no dia 29 de março. Aliás, este segundo jogo pode ser um confronto direto por uma das vagas das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo.

A Austrália está na terceira colocação e luta por uma vaga direta no Mundial. Atualmente a desvantagem para o Japão, que é o segundo do grupo B, chega a três pontos (18 a 15). Conta em favor da Austrália que os dois próximos adversários são justamente as seleções que estão a frente na classificação. Se garantir as duas vitórias, sobre Arábia Saudita e Japão, a Austrália vai estar na Copa do Mundo. Os japoneses, por sua vez, ainda enfrentam o Vietnã na última rodada.

Após a fase de grupos, os quatro classificados serão conhecidos e vão se juntar ao Catar para representar a Confederação Asiática de Futebol. Os dois primeiros colocados do grupo A e do grupo B carimbam a classificação. Depois desta fase inicial, haverá uma repescagem entre o terceiro colocado do grupo A e o terceiro do grupo B. Quem levar a melhor ainda vai encarar um representante da Conmebol, no dia 13 ou 14 de junho, para se garantir na Copa. No momento esse adversário seria o Peru.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo