Futebol Internacional

Em 100º jogo de Toni Kross pela Seleção, Alemanha e Suíça empatam e embolam grupo 4

Foto/divulgação: Twitter oficial/@DFB_TEAM_EN

Em jogo válido pela quarta rodada da Nations League, Alemanha e Suíça se enfrentaram no Rhein Energie Stadion, em Colônia com direito a chuva de gols. Sorte a nossa, não? Até porque o placar foi 3 a 3 e quem acompanhou o jogo certamente assistiu um dos melhores jogos entre seleções deste ano.

Logo aos quatro minutos do primeiro tempo, em cobrança de escanteio da Suíça, a zaga alemã afasta. A bola sobra para Freuler na entrada da área e o camisa oito cabeceia para novamente na muvuca e acaba encontrando o atacante Gavranovic que só tirou de Neuer para abrir o placar. 1 a 0. A Alemanha tinha mais posse de bola e chegava com mais facilidade, mas os suiços aproveitavam ao máximo as poucas oportunidades de contra-ataque que tinham.

E como diz clássico ditado popular do futebol: “quem não faz, leva”. Aos 25 minutos de jogo, depois de um erro do camisa oito alemão que completou 100 jogos pela seleção alemã, Toni Kross, A Suíça puxou contra-ataque em velocidade e Seferovic recebeu passe e encontrou Freuler na cara do gol. O camisa oito tocou, de forma categórica, para dentro das redes. 2 a 0. O “ônibus suíço estacionado na frente da área estava difícil de ser vazado”.

Taticamente, Suíça e Alemanha tinham propostas diferentes, mas a áurea dos jogadores era curiosa. Os visitantes se mantinham aparentemente calmos e sabidos do que estavam fazendo, enquanto os alemães estavam cada vez mais desesperados e tentando “cortar ao máximo os pedaços do campo” para chegar até o gol. E não é que deu certo?

Com 28 minutos do primeiro tempo, Neuer fez ligação direta e deu lançamento para Timo Werner que, em velocidade, passou por dois marcadores e chutou, de pé esquerdo, no contrapé do goleiro Sommer. 2 a 1. A resposta dos alemães foi imediata, mas deixou claro a preocupação em vazar a defesa suíça.

Gols pra dar e vender

No segundo tempo, a história se repetiu tanto no marcador quanto no ambiente do jogo. A Alemanha se manteve com a posse de bola, variando jogadas pela ponta e pelo meio, com o meia Havertz e o atacante Gnabry, enquanto os atacantes Gavranovic e Shaqiri buscavam jogadas em velocidade, aproveitando a linha defensiva alta da seleção alemã.

E com oito minutos da etapa final, após erro de passe de Schär próximo a área, o camisa 21 interceptou o passe e bateu de pé direito para deixar tudo igual em Colônia, na Alemanha. 2 a 2. O final do primeiro tempo demonstrou que os times tinham características de responder os gols de forma imediata, com o gol da seleção da casa. Entretanto, o “feitiço” agora se voltou a favor dos visitantes.

Dois minutos depois, aos 10 do segundo tempo, em mais um contra-ataque suíço, Shaqiri levantou a bola na área e Seferovic tentou dois arremates, mas Neuer estava inteiro em ambos. No último, de calcanhar, a bola resvalou para o meio da grande área e Gavranovic soltou a bomba para deixar os suíços novamente na frente do marcador. 3 a 2.

A feição dos jogadores alemães era de inconformismo, sem acreditar no que estava acontecendo pois o resultado momentâneo embolaria ainda mais o grupo 4 que tem a Espanha como líder um pouco mais distante e Ucrânia, Alemanha e Suíça com uma pontuação próxima e com brigando por uma vaga nas fases de mata-mata. Para evitar toda essa embolação, a Alemanha tratou de deixar tudo igual novamente e com um golaço daqueles.

Com 15 minutos do segundo tempo, depois de mais um erro na saída de bola da Suíça pelo lado direito. Werner aproveitou e cruzou rasteiro para Gnabry que bateu no canto direito do goleiro Sommer, de letra. 3 a 3. Foi o empate dos alemães que pouco comemoraram e, com um semblante fechado, colocaram a bola no círculo central com o intuito de tentar virar o jogo e sair com a vitória, o que não ocorreu. O empate entre as seleções prevaleceu.

Com o empate, a Alemanha ocupa a segunda colocação e a Suíça amarga a lanterna do grupo 4. Na rodada seguinte, os Suíços vão enfrentar a líder Espanha enquanto os alemães jogam contra a Ucrânia, disputando a segunda colocação.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo