Fluminense

Em busca da vaga para Libertadores, Washington relembra vice de 2008; Veja como foram todas as participações

VANDERLEI ALMEIDA/AFP via GETTY IMAGES

O Fluminense está buscando sua sétima participação na Libertadores. Apesar do elenco considerado limitado, o ex-treinador Odair Hellmann conseguiu colocar o time num patamar de disputa que permitisse o torcedor sonhar. E cabe a Marcão, atual técnico, dar seguimento ao bom trabalho e colher os frutos com a esperada vaga. Mas será que os adeptos lembram das outras vezes em que o Tricolor das Laranjeiras jogou uma Libertadores?

                 

Apesar de sua história de mais de 118 anos, poucas foram as vezes em que conseguiu participar da principal competição sul-americana. Mas já chegou a bater na trave para conquistar ela. Em 2008, o clube foi vice-campeão depois de perder, nos pênaltis, para a LDU-EQU. E o ex-jogador Washington, um dos grandes nomes daquela equipe, rememorou como foi a participação do Tricolor.

— Aquela Libertadores foi memorável pra história do Fluminense, para a nossa trajetória como jogadores e profissionais. Fizemos a melhor campanha. Acabamos, infelizmente, perdendo a final nos pênaltis, onde, para mim, é coisa do futebol que acontece. Mas foi um dos pecados que aconteceram dentro do futebol pelo time que nós tínhamos, pelo que estávamos jogando e pelos resultados construídos. Porém, infelizmente, sucumbimos nos pênaltis e não conseguimos o título — disse Washington.

As outras vezes em que esteve presente no torneio foram em 1971, 1985, 2011, 2012 e 2013. E o portal Esporte News Mundo veio relembrar como foram as outras participações.

VEJA COMO FORAM AS PARTICIPAÇÕES DO FLUMINENSE EM LIBERTADORES

1971 – Após vencer o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (primeiro título nacional conquistado), o Tricolor teve sua passagem para a Libertadores garantida. Porém, caiu na fase grupo, onde disputou contra Palmeiras e os venezuelanos Deportivo Itália e Deportivo Galícia.

1985 – Voltou a disputar o torneio catorze anos após a primeira participação e fez sua pior campanha. Saiu na primeira fase após cair num grupo composto por Vasco, Ferro Carril Oeste e Argentinos Juniors, ambos da Argentina. Não venceu nenhuma partida. Foram três empates e três derrotas.

2008 – Ao contrário da edição anterior, fez sua melhor participação. Na fase de grupos, buscou a classificação contra o Arsanal de Sarandí-ARG, Libertad-PAR e LDU-EQU — contra quem se encontraria mais tarde.

No mata-mata, eliminou três campeões continentais: Atlético Nacional-COL, São Paulo, com gol salvador de Washington, e, por último. o Boca Juniors-ARG.

— Tivemos jogos memoráveis, como contra o São Paulo, quando eu marquei aquele gol aos 47 do segundo tempo. Contra o Boca. Naquela época, o único time brasileiro que tinha eliminado o Boca de uma Libertadores tinha sido o Santos, de Pelé. E a gente conseguiu essa marca. Era um Boca muito forte, o principal time daquela Libertadores. Mas foram jogos memoráveis, com Maracanã sempre lotado e a torcida empolgada — relembra o ex-atleta.

Na final, reencontrou a LDU e teve um desfecho para esquecer. Depois de perder por 4 a 2 a partida fora de casa, venceu por 3 a 1 – com direito a três gols de Thiago Neves -, no Maracanã, e foi para os pênaltis. Depois de perder três cobranças, viu o título inédito escapar pelas mãos.

2011 – Ainda assombrado pelo fantasma de 2008, o Fluminense voltou a Libertadores e, na fase de grupo, juntamente com América-MEX, Nacional-URU e Argentino Juniors-ARG, se classificou em segundo lugar. Nas oitavas, acabou sendo eliminado pelo Libertad-PAR.

2012 – Pela primeira vez participando de duas edições consecutivas, o Tricolor precisou passar por Boca Juniors-ARG, Arsenal-ARG e Zamora-VEN e fez o dever de casa. Na fase seguinte, duelo brasileiro contra o Inter e a classifcação para as quartas. E o adversário foi o Boca, contra quem já tinha jogado a fase de grupos, mas não teve sucesso e ficou pelo caminho.

2013 – Na última participação, precisou passar por Grêmio, Caracas-VEN e Huachipato-CHI na fase inicial. Nas oitavas, a vítima foi o Emelec-EQU. Mas, a exemplo de 2011, foi elimInado por uma equipe paraguaia. Mas, desta vez, foi a vez do Olimpia ser o algoz. E o Tricolor, como no ano anterior, foi derrotado nas quartas.

APROVEITAMENTO

O portal Footstats fez um levantamento dos números do clube das Laranjeiras sobre todas as partidas na Libertadores. Foram 54 jogos no total, com 26 vitórias, 12 empates e 16 derrotas. O Tricolor marcou 77 vezes e levou 55 gols. Tem um total de 57.3% de aproveitamento.

EXPERIÊNCIA DE FRED PODE CONTRIBUIR

O atual elenco do Fluminense conta com um atleta que participou das últimas três vezes vezes em que o clube esteve na Libertadores: o atacante Fred. Uma peça que pode ajudar os demais a encontrar o caminho para uma nova participação no maior torneio sul-americano. Tanto dentro, quanto fora de campo, o centroavante, em condições ideais, pode ser o norte que Marcão precisa para atingir o difícil objetivo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo