Conmebol Libertadores

Em busca do Tri: Relembre a trajetória de Palmeiras e Flamengo na conquista do bi da Libertadores

Foto: Reprodução/Libertadores

Por: Alexandre Corrêa e Isabella Savarezzi

Chegou o grande dia! Palmeiras e Flamengo entram em campo neste sábado (27), às 17h (de Brasília), no Estádio Centenário, pela final da Copa CONMEBOL Libertadores, para definir o novo campeão das Américas. Atualmente, quem carrega o título, é o Palmeiras. Clube conquistou o bicampeonato na temporada de 2020 e agora vai em busca do tri.

Curiosamente, independente de quem sair vencedor, conheceremos o mais novo tricampeão da Libertadores entre os clubes brasileiros. O Flamengo também ostenta o bicampeonato, após conquistar a taça em 2019.

Relembre a campanha das duas equipes na conquista do Bi!

PALMEIRAS

Em uma temporada conturbada, com paralização do futebol pela pandemia do novo coronavírus e sem torcida nos estádios, o Palmeiras retomou a Libertadores na 3ª rodada da fase de grupos, contra o Bolívar, e já levou a melhor ao vencer o clube por 2 a 1. Fazendo uma campanha memorável nessa fase da competição, o Verdão somou duas goleadas por 5 a 0 e finalizou a fase como o primeiro do grupo, com 16 pontos.

Nas oitavas de final, também com uma goleada, o Palmeiras passou do Délfin-EQU, enquanto nas oitavas, com um resultado confortável, superou o Libertad.

A partir daí as coisas passaram a complicar um pouco mais para o clube. Na semifinal, a disputa contra o River Plate testou os corações alviverdes. Jogo de ida foi confortável para o Palmeiras que venceu por 3 a 0. Mas, na partida de volta, o clube se surpreendeu ao levar o revés do River, que venceu pelo placar de 2 a 0.

Com a classificação, bastava passar o Santos para se consagrar o grande campeão das Américas. E assim foi, em uma bola nos acréscimos do segundo tempo, Breno Lopes fez o gol de cabeça e deu o grande título ao Palmeiras que conquistou o Bicampeonato após 21 anos de sua primeira Libertadores.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

FLAMENGO

O Flamengo, que vivia bom momento até o último fim de semana, passa agora por uma onda de incertezas, sobretudo em cima do técnico Renato Gaúcho. Isso porque no último jogo antes da grande decisão, o Rubro-Negro empatou com o Grêmio em 2 a 2, após ter dois gols de vantagem e com um jogador a mais.

O resultado e a maneira como o treinador se comportou durante a partida fizeram as críticas, até então mais ou menos controladas, voltarem com força. Houve, inclusive, protesto em Montevideo contra a permanência de Renato no clube para a próxima temporada, antes mesmo da final da Libertadores acontecer.

Se fora do campo o clima não é dos melhores, dentro dele o treinador tem boas notícias. Depois de muito tempo, o Flamengo estará com todos os seus principais jogadores à disposição. Pedro e Arrascaeta, que fizeram trabalho intensivo de recuperação, estão disponíveis. O mesmo pode-se dizer do atacante Bruno Henrique. O camisa 27 voltou aos poucos e está pronto, segundo o departamento médico, para a decisão. Mesmo não estando 100% pelo que vem se falando, já são grandes reforços para o time que enfrenta o Palmeiras, neste sábado (27), às 17h (de Brasília).

Além do atacante e do meio campista, o Flamengo terá a zaga formada por Rodrigo Caio e David Luiz. Com o camisa 23 em campo, o Rubro-Negro só tomou um gol, na vitória sobre o Internacional por 2 a 1, no último sábado (20). Os dois formando a dupla a frente de Diego Alves é um grande alívio para o torcedor, que viveu momentos de tensão o ano inteiro com os suplentes nos seus lugares. Léo Pereira, Gustavo Henrique e Bruno Viana estarão no banco de reservas desta vez.

Desta forma, o Flamengo deve ir a campo com Diego Alvez; Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís; Andreas, William Arão, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Comparando com o time campeão da América dois anos atrás, há mudanças apenas na lateral direita (Isla), na zaga (David Luiz) e no meio (Andreas).

O clima no Uruguai é de festa, tanto de rubro-negros quanto de alviverdes. Contudo, parece que os flamenguistas estão em maior número na capital. Se eles ou os palmeirenses irão sorrir ao final da partida, somente o tempo dirá. A bola rola às 17h (Brasília), no Estádio Centenário, em Montevideo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo