Automobilismo

Em casa, Max Verstappen domina adversários e vence GP da Holanda

Verstappen Holanda
Divulgação / Twitter Red Bull Racing

Um homem feliz não quer guerra com ninguém. Max Verstappen venceu o GP da Holanda diante de um mar laranja nas arquibancadas de Zandvoort, sem tomar conhecimento dos adversários. Lewis Hamilton e Valtteri Bottas completaram o pódio da prova disputada neste domingo (05). Com isso, o holandês retomou a liderança do campeonato com 224,5 pontos, enquanto Hamilton tem 221,5.

O piloto da Red Bull largou na ponta e abriu vantagem desde os primeiros metros. O equilíbrio do carro ficou evidente dada a forma como o holandês controlou a prova, com muita autoridade.

Hamilton até voltou melhor após a primeira parada. Em terceiro, o inglês impôs um bom ritmo e se aproximou de Verstappen, em segundo. Na liderança, Bottas segurava o ritmo para encaixotar o piloto rubro-taurino antes da sua parada.

A estratégia ajudou o inglês a reduzir a diferença, que chegou a mais de três segundos, mas o domínio da Red Bull estava absoluto: tão logo Bottas foi ultrapassado pelos dois pilotos, a vantagem de Verstappen voltou para um patamar seguro.

A nova tentativa de superar Verstappen na estratégia também não funcionou. Hamilton, inclusive, fez questão de registrar pelo rádio sua indignação com a antecipação da segunda parada.

CORRIDA DE RECUPERAÇÃO

No restante do grid, uma corrida de recuperação para alguns pilotos. Sérgio Pérez largou do pit-lane com uma estratégia diferente de pneus. No entanto, logo nas primeiras voltas, “fritou” o composto duro e precisou fazer uma parada a mais. Mesmo assim, o mexicano da Red Bull conseguiu atingir a zona de pontuação, terminando em 8º.

Outro que precisou escalar o grid foi Lando Norris. O inglês da McLaren largou em 13º e fez uma prova consistente, superando o companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, para concluir em 10º. O australiano decepcionou e terminou sem pontos, em 11º.

Pierre Gasly foi o “melhor do resto”. Enquanto Verstappen e as duas Mercedes faziam uma corrida a parte, o francês manteve as duas Ferrari a uma distância segura, concluindo em 4º. Leclerc foi o 5º e Sainz o 7º, porque Fernando Alonso, da Alpine, se colocou entre os dois no fim da prova.

Yuki Tsunoda (AlphaTauri) e Nikita Mazepin (Haas) abandonaram com problemas em seus carros.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

A vitória de Verstappen na Holanda marca a volta do circuito de Zandvoort ao calendário, já que a prova não era disputada desde 1985. O GP já deveria ter acontecido em 2020, mas foi cancelado em função da pandemia de Covid-19.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo